Arte Colunistas Solange Viana

A arte salva

Escrito por Solange Viana

Ao final de 5 dias, SP-ARTE/2016 alcança público recorde. 

Foram 27 mil pessoas que passaram pela SP-Arte/2016, no Pavilhão da Bienal de São Paulo no início do mês. Um record. Realmente este ano teve muito mais gente comentando comigo que havia ido e outros que lamentaram perder a feira. Considero bem significante este número, pois é um público pagante, consumidor. Outro fato interessante: jovens estão investindo em arte. 70% dos colecionadores estão na faixa dos 25 a 50 anos. Pois é. São dados promissores. Por isso, continuo acreditando e batalhando pela arte.

Apesar de ter sido um lucro menor do que o ano passado, a SP-Arte /2016 foi bem, obrigada. Sim, pois as expectativas eram bem mais baixas que o resultado. Todos os galeristas com que falei no domingo, sem exceção, estavam bem sorridentes e alegres com os resultados. E foram vários que visitei, claro que não bati em todos os stands. Fiquei bem feliz com a sensação, com o clima que senti durante o passeio pela feira.

O maior babado desta edição, ainda continua sendo uma incógnita. “Summer love – Gamboa Seasons, pintura de 3 X 5m, datada de 2010, da carioca, Beatriz Milhazes, ainda permanece um mistério, pois depois dos milhares de comentários, o comprador, um dos donos da AMBEV, resolveu voltar atrás no negócio. Agora é esperar para saber. Segundo Peter Cohn, da Dan Galeria, o negócio pode ser fechado por 12 milhões. Vamos ver.

O que é legal de tudo isso é que a procura pela arte continua crescendo, mesmo em época de crise. Sempre penso no melhor e rezo pelo nosso tão judiado país.

E como disse uma das galeristas com quem conversei: a ARTE salva. E eu acredito.

Veja alguns dos trabalhos expostos na SP-ARTE:

solange_9005
solange_8991
solange_8975

 

 

Fonte: ESTADÃO

Imagem de capa:  trabalho de Nelson Leiner
Também sobre a SP-ARTE, leia: A cidade respira arte

Sobre o autor

Solange Viana

Solange Viana é jornalista e galerista. Mora na Granja Viana há 12 anos. Possui uma microempresa de Assessoria de Imprensa & Comunição, especializada em cultura com destaque nas áreas de artes plásticas, cinema, arquitetura e design. Há 5 anos inaugurou um espaço dedicado a cultura na Granja, a Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana, que tem como um dos objetivos principais, mostrar a arte dos moradores daqui.

http://galeriadearteefotografiasolangeviana.blogspot.com

Deixe um comentário