Colunistas Gastronomia Maria José da Silva

Bolo de batata rosti com camarão

Escrito por Maria José

Aprenda a fazer a batata rosti, um dos muitos clássicos da gastronomia internacional

A batata rosti é um dos muitos clássicos da gastronomia mundial, e isso significa que não ficou restrito apenas a Suíça, o seu país de origem. “Rösti” é a palavra que se usa na Suíça para “crocante e dourado”, se referindo às principais características do prato. Os pequenos fios de batatas juntos formam ao final uma crocante superfície dourada e um interior macio, proporcionando um contraste de texturas interessante.

A receita de hoje é um prato fácil de fazer (leva algum tempo) e muito versátil, pois permite substituir o recheio, criando-se várias alternativas. No lugar do camarão pode-se usar frango, bacalhau ou carne, a seu exclusivo critério. Como já é massa, não aconselhamos a servir com arroz (até pode), mas, sim com uma bonita salada de verdes com tomate cereja, cebola, salsinha, hortelã, etc…, sendo, assim, um prato leve, tão apreciado nos dias de hoje.

RECHEIO

INGREDIENTES
• 400 g. de camarões médios
• ½ cebola
• Sal e pimenta do reino
• 4 colheres de sopa de azeite
• 4 colheres de sopa extrato de tomate
• 2 colheres de sopa de farinha de trigo
• 200 g. de creme de leite

MODO DE FAZER
1. Limpe os camarões, temperando-os com sal e pimenta. Reserve por 30 minutos. Depois, pique-os em 3 pedaços.
2. Pique bem picadinha a cebola, e leve ao azeite quente.
3. Quando a cebola estiver murcha, acrescente os camarões até que cozinhem. Em seguida coloque o extrato de tomate e, depois, a farinha de trigo, mexendo bem para não empelotar. Coloque o creme de leite, mexendo até que se forme um creme espesso. Corrija o sal, se necessário. Reserve.

BOLO DE BATATA

INGREDIENTES
• 6 Batatas médias/grandes
• 2 cubinhos de caldo de galinha
• Sal
• 4 colheres de manteiga
• 4 colheres de azeite

MODO DE FAZER
1. Lave as batatas e as leve a cozinhar em água com os cubinhos de caldo de galinha e sal.
2. Tire-as do fogo um pouco antes de amolecerem (+ou- 8 minutos após a fervura).
3. Deixe esfriarem, descasque e leve ao freezer por no mínimo uma hora.
4. Rale a batata, num ralador grosso, delicadamente, e corrija o sal, se necessário. Reserve.
5. Use duas frigideiras de tefal com +ou- 20 cm. de diâmetro.
6. Leve ao fogo uma delas, com 2 colheres de manteiga e de azeite.
7. Quando estiver quente coloque parte da batata ralada até que cubra todo o fundo e parte da lateral da frigideira. Aperte com uma colher para ficar firme.
8. Em seguida coloque o recheio por cima espalhando bem, evitando que ele chegue muito perto da borda da frigideira.
9. Em seguida, coloque por cima o restante da batata, ou o que for necessário para cobrir o recheio, e aperte bem, fazendo com que as laterais se unam às batatas que já estavam na frigideira, fechando essa lateral. Dê forma.
10. Deixe a batata dourar. Quando isso ocorrer, retire do fogo, pegue a outra frigideira, coloque a manteiga e o azeite e quando estiver quente despreze o excesso de gordura e coloque por cima da primeira frigideira, virando o bolo de batata com cuidado. Leve ao fogo para dourar esse lado. O prato estará pronto quando os dois lados estiverem dourados.

MODO DE SERVIR
Sirva num prato redondo grande com a salada ao lado.

Sobre o autor

Maria José

Maria José da Silva é chef de cozinha há 16 anos. Desde 2004, comanda a cozinha do Chez Maria Restaurante onde é proprietária juntamente com seu marido Guilherme Ribeiro. Nasceu e foi criada numa fazenda no interior de Pernambuco. Em São Paulo, trabalhou 4 anos na confeitaria Brunella. É fortemente influenciada pelo consultor de gastronomia Herry Prescot.

Deixe um comentário