Cultura e lazer Território

Carapicuíba celebra a tradicional Festa de Santa Cruz

Escrito por Redação

No dia 1º de maio começam as atividades que compõem a tradicional Festa de Santa Cruz na Aldeia Jesuítica. Na terça-feira (1) têm início as festividades que acontecem até o dia 4 de maio na Praça da Aldeia.

A Festa de Santa Cruz é o evento mais tradicional do município, celebrada há mais de 300 anos. Foi trazida pelos Jesuítas para catequização dos indígenas e tornou-se a fusão de elementos católicos e indígenas adaptados e transformados às condições do lugar e da época.

A programação inclui a Quermesse, levantamento de mastro, a tradicional dança de Santa Cruz “Sarabaquê”, Missa Campal, procissão e show de música raiz. Veja a programação completa.

Traga sua família e prestigie essa festa tão importante para a cultura de Carapicuíba e de toda a região. Uma celebração que preserva a identidade indígena, católica e sertaneja dos primeiros moradores da região.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira, 1º de maio
15 horas – Início das festividades

Quarta-feira, 2 de maio
19h30 – Encerramento da novena e levantamento do mastro
21h – Início da tradicional Dança de Santa Cruz (Sarabaquê)

Quinta-feira, 3 de maio
11 horas – Santa Missa
15 horas – Continuação das festividades
17 horas – Procissão em louvor à Santa cruz
21 horas – Dança de Santa Cruz

Sexta-feira, 4 de maio
17 horas – Quermesse
21 horas – Dança de Santa Cruz (Sarabaquê) e encerramento

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário