Metrópole Saúde Território

Carapicuíba e Cotia participam da campanha nacional de vacinação contra a gripe

Escrito por Redação
No dia 23 de abril a vacinação estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município

Amanhã, segunda-feira, 23, começa a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe. O objetivo do Ministério da Saúde é imunizar, até o dia 1° de junho, grupos prioritários que podem desenvolver complicações da doença. A vacina age contra três tipos de vírus da gripe, inclusive o H1N1.

As doses serão destinadas às pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças de seis meses a quatro anos, trabalhadores da saúde, professores, mulheres que deram à luz há no máximo 45 dias, indígenas, pessoas com doenças crônicas e privadas de liberdade.

Em Carapicuíba, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) – exceto a USF Vila Dirce – estarão realizando a vacinação, que acontece de segunda a sexta-feira, a partir das 10h. O munícipe deve levar o cartão do SUS e carteira de vacinação.

Cronograma das vacinações

  • a partir de 23 de abril – trabalhadores da saúde, indígenas e pessoas com 60 anos ou mais.
  • a partir de 05 de maio – Crianças, gestante e mulheres com até 45 dias após o parto.
  • a partir de 09 de maio – professores, pessoas com doenças crônicas e privadas de liberdade.

Quem não deve tomar a vacina

Segundo o Ministério da Saúde, não devem receber a vacina pessoas com alergia à proteína do ovo e ao T

Estas informações são válidas igualmente para Cotia onde todas as UBS estarão vacinando também a partir de 23/04, com o mesmo cronograma, ou seja:

  • a partir do dia 23/04, serão vacinados os profissionais da saúde, indígenas e as pessoas com 60 anos de idade ou mais;
  • a partir do dia 2/05, começam a ser vacinas as crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes e puérperas e, por fim,
  • a partir do dia 9/05, serão imunizados professores, privados de liberdade e comorbidades (pessoas com doenças crônicas não transmissíveis).

A vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Cotia, gratuitamente.

A dose da campanha é trivalente e protege contra os vírus H3N2, H1N1 e B.

O Dia D está marcado para o dia 12/05 (sábado).

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário