Arte Bem estar Cultura e lazer Território

Conversando com Mónica Palacios

Escrito por Redação

Mónica Palacios está lançando seu livro Medos? Nunca mais!. Aproveitamos a ocasião para fazer-lhe algumas perguntas e as respostas foram tão completas que resolvemos publicar na íntegra. Afinal foram dirigidas a uma escritora!

1. Há quanto tempo você mora na Granja?
Sou argentina, moro na Granja há cerca de 38 anos, dos 43 que moramos no Brasil.

2. Quantos filhos e netos você tem ?
Tenho dois filhos brasileiros – Mariela e Alejo – quatro netos, motivo de enorme felicidade, e me propus a homenageá-los escrevendo um livro para cada um.

Mariela e Paulo, são pais de Manú, que tanto homenageou o Jornal d’aqui em cada etapa de sua vida, protagonista de Cartas de Manú, e seu irmão Fernando, um dos protagonistas de Medos? nunca mais!

Alejo e Priscila moram em São Paulo. Uma família muito urbana. Também têm dois filhos: Filipo protagonista do livro Aventuras de Filipo e Marco, que é o outro protagonista dos contos Medos? nunca mais!

3. Além de escrever, você fez uma exposição de fotos recentemente e também dava aulas de espanhol. Participou ainda de palestras sobre literatura no ano passado. Conte um pouco sobre suas inúmeras atividades.

Embora a Granja Viana atualmente seja outra Granja, ainda preserva aquelas raízes mais profundas, bucólicas, acolhedoras e continua sendo um grande prazer morar nela, permitindo o convívio com uma fauna e flora exuberantes, onde o respeito pela natureza é primordial.

As minhas aulas de espanhol acontecem – quase em sua maioria – por Skype. Felizmente com resultados excelentes; a Raposo me condicionou a essa escolha. Aulas bem cedo ou no final do dia, facilitam outras atividades. Aproveito para  convidá-los a visitar a página: www.espanholviaskype.com.br. Naturalmente, a literatura e a pesquisa sobre a Literatura Latino-americana é permanente.

A Granja desfruta de profissionais em diversas áreas de excelente nível, tal como a Lívia Krassuski , querida professora de fotografia que motivou a aventura da exposição de fotos, na Galeria da experiente Solange Viana, sobre meu tema predileto: Portas. Algumas granjeiras colaboraram enviando poesias ou pequenos textos que complementaram a exposição das fotografias.

Às quartas feiras com a Jany Vargas, no Ulabiná, aquela delicia de danças circulares onde entre roda e roda, os afetos e emoções se entrelaçam com muita felicidade.

Já nas quintas, uma pretensão escondida… imaginando que a vida pode fazer desaparecer esse conhecimento para as gerações futuras… tenho a intenção de chegar a adquirir as noções básicas da renda renascença, lá na Oca; assim, poder narrar a história dessa renda e até arriscar alguma técnica, com meus netos e bisnetos. Nem imaginam o privilégio de ter professoras rendeiras, pacientes e muito cheias de vida .

Por outra parte, morar na Granja é muito inspirador e se, além disso somamos aspectos da personalidade de uma leonina nata… os hobbies são vários. Não todos praticados, existe um kronos e um kairós a ser respeitado. Não significa que tenha desistido, senão, preciso aguardar a chance.

Portanto, os dias são vividos intensamente, também programando viagens para alimentar tanta curiosidade. Sou muito grata a todos esses privilégios e vivo tentando aproveitá-los positivamente.

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário