Saúde Território

Cotia faz mudanças no calendário de vacinação das UBS’s sem aviso prévio

Escrito por Redação

A Secretaria de Saúde de Cotia manterá a rotina de vacinação contra a Febre Amarela nas 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) em dias pré-definidos (veja tabela abaixo). A vacinação acontece a partir das 9h e segue até às 16h. Para evitar a perda de doses, a secretaria optou por adotar o sistema de distribuição de senhas.

Não houve mudança na estratégia de vacinação. Ela continua em todas as UBS’s, o que aconteceu foi o fim da intensificação, em que era disponibilizada a vacina, de segunda a sexta-feira, em todas as UBS’s, medida que durou mais de 30 dias.

A Vigilância Epidemiológica estima que mais de 60% da população de Cotia esteja vacinada contra a doença.

Por estar no cinturão verde/ecológico, Cotia tem recebido doses da vacina, semanalmente.

O número de senhas distribuídos por cada UBS’s varia de acordo com a capacidade de armazenamento da vacina.

Confira:

Novo Calendário

Ações preventivas

As ações de prevenção à Febre Amarela em Cotia foram intensificadas, especialmente na região de Caucaia do Alto, em março de 2017, quando começaram a aparecer os primeiros macacos mortos em cidades vizinhas, como São Roque, e havia a suspeita de ser pela doença. À época, a Vigilância Epidemiológica de Cotia realizou uma ação de bloqueio vacinal para a população daquela região.

A partir daí a Secretaria de Saúde reforçou a orientação para que tomassem a vacina pessoas que fossem viajar para regiões endêmicas ou que vivessem perto de matas. Ainda em março passado, Cotia começou a encontrar os primeiros macacos mortos e, mostras foram enviadas para análise. No segundo semestre de 2017 chegaram os primeiros resultados e, até o momento, quatro deram positivos para Febre Amarela.

Entre novembro e dezembro de 2017, a Secretaria de Saúde realizou uma intensificação vacinal por 30 dias, nas 25 Unidades Básicas de Saúde, além de realizar mutirões de vacinação em feiras e aos finais de semana. Somente na ação que aconteceu no dia 17/01, na Feira Noturna de Cotia, foram imunizadas mais de três mil pessoas.

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário