Colunistas Gastronomia Sofia Kreutz

Crumble de Maçã e Amora

Escrito por Sofia Kreutz

Hoje me bateu uma vontade irresistível de comer uma sobremesa quente, saudável e saborosíssima. Foi então que me lembrei de uma receita simples e que há muito tempo não fazia: Crumble de Maçã e Amora! Deliciosa é fácil de preparar.

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos finos;
100 g de manteiga;
1 colher (sopa) de farinha de trigo;
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
1 colher (sopa) de uvas passas;
4 maçãs fuji;
1/2 xícara (chá) de amoras;
Caldo de 1 limão.

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno a 180 graus.

Numa panela derreta a manteiga. Junte em uma tijela a aveia, farinha de trigo, açúcar mascavo e as uvas passas. Acrescente a manteiga derretida e misture tudo com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Reserve.

Descasque e retire as sementes das maçãs, dividindo em duas metades no sentido do comprimento. Corte as metades em fatias, formando meias-luas. Coloque as fatias das maçãs em um prato fundo já com o caldo do limão (isso evita a oxidação da fruta).

Unte uma (ou várias) forma refratária com manteiga e sobreponha as fatias das maçãs até formar uma escama, e então salpique as amoras por cima. Espalhe a farofa sobre as maçãs e amoras e aperte delicadamente. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 10 minutos.

Retire o papel alumínio e volte ao forno por mais cinco minutos ou até que a crosta de aveia esteja dourada.

Pronto! Sirva com sorvete de creme ou chantilly.

Sobre o autor

Sofia Kreutz

Jornalista e amante do universo gastronômico. Comandou o restaurante Lá em Casa, um lugar aconchegante e especial de comidinhas caseiras com toque gourmet. Faz menus para eventos e jantares, e é responsável pela linha de chutneys e molhos especiais da marca Lá em Casa Homemade Gastronomia!

Deixe um comentário