Colunistas Gran Clinic Saúde

Cuidados com a pele no inverno

Escrito por Gran Clinic

A chegada das temperaturas mais baixas do outono/inverno coincide com uma diminuição da umidade do ar e menor atividade das nossas glândulas sudoríparas e sebáceas. A pele tende a ficar mais ressecada e, por vezes, até esbranquiçada. Algumas doenças podem se agravar nessa época, como dermatite seborreica (caracterizada por vermelhidão e descamação entre as sobrancelhas, atrás das orelhas e nos cantos do nariz e caspa no couro cabeludo) e dermatite atópica (coceira principalmente nas dobras dos braços, pernas e pescoço, mais frequente em crianças e adolescentes).

Por outro lado, a menor exposição solar e a menor incidência de radiação ultravioleta no país, favorecem a realização de procedimentos dermatológicos invasivos para melhora do aspecto geral da pele, comopeelings, laser, radiofrequência e indução percutânea de colágeno entre outros.

Algumas dicas devem ser seguidas por todos para manter a saúde da pele nessa época do ano:

  1. Beba, pelo menos, 2 litros de líquidos por dia (água, suco, chá e frutas);
  2. Evite banhos muito quentes, uso de buchas e excesso de sabonetes que removem o manto hidrolipídico que compõe a barreira natural da pele contra agressões externas;
  3. Aplique hidratante até 3 minutos após o banho, com a pele ainda um pouco úmida;
  4. Se os lábios ressecarem, use um hidratante labial pra evitar a formação de rachaduras dolorosas;
  5. Mantenha o uso de filtro solar no rosto.

Dra. Thais Helena Cardoso de Barros Matsuda Yoshizumi
CRM – 109.380
Médica Dermatologista

Sobre o autor

Gran Clinic

A Gran Clinic - Centro de Excelência Médica Granja Viana, nasceu em 2008, idealizada pelos médicos Francisco Seixas Soares e Fábio Busnardo. O objetivo principal da Gran Clinic é oferecer ao público da Granja Viana e região um atendimento médico especializado, diferenciado e de alta qualidade. Para isto foi montada uma equipe médica experiente, atuante nas melhores clínicas e hospitais de São Paulo.

Deixe um comentário