Esporte Saúde

Desafio dos Jesuitas de Mountain Bike

Escrito por Redação
“Carapicuíba recebe competição de formato inédito para o município”

A cidade de Carapicuíba, município da região metropolitana de São Paulo vai sediar a primeira edição do evento “Desafio dos Jesuítas de Mountain Bike e 1ª Corrida Noturna da Associação Atlética Correr é Saúde”.

O nome do evento é inspirado na passagem dos Jesuítas pela região e na fundação da Aldeia Jesuítica de Carapicuíba em meados dos anos 1580.

“Para quem não conhece a história desta região, a Aldeia Jesuítica de Carapicuíba é uma das 12 aldeias fundadas pelo Jesuíta português José de Anchieta e na época era ocupada pelos índios Guaianazes. O local é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde o ano de 1940 e é a única das 12 aldeias fundadas por José de Anchieta que mantém as características originais desde a sua fundação”.

O projeto Desafio dos Jesuítas também é inspirado no ciclo Olímpico Tokyo 2020 e um dos objetivos da competição é elaborar um dos circuitos mais técnicos já feitos no país. Sendo assim, surgiu a necessidade de elaborar um projeto que tivesse a grandiosidade das Olimpíadas e que ofereça toda estrutura necessária para receber os atletas participantes e o público presente.

Área histórica da Faculdade da Aldeia de Carapicuíba – FALC

Trechos da trilha dos Jesuítas na FALC.

LOCAL PERFEITO
Foram 5 meses a procura de um local que pudesse oferecer toda estrutura necessária para realização do evento e que trouxesse um trajeto inédito. Após visitações e pesquisas, a organização do evento encontrou na Faculdade da Aldeia de Carapicuíba – FALC o local ideal para sediar esta prova.
“Há muito tempo estava com o objetivo de trazer um evento de Mountain Bike para a região e minha prioridade estava em encontrar algum local na cidade de Carapicuíba, SP. Buscava algo novo além das tradicionais trilhas do parque Cemucam que é berço do mountain bike nacional. Após realizar um trabalho para a Associação Atlética Correr é Saúde acabei conhecendo as Trilhas da FALC e me apaixonei pelo lugar. Pouco tempo depois apresentei o projeto de prova para os gestores da FALC e consegui a autorização para poder realizar o Desafio dos Jesuítas” – Explica André Oliveira, idealizador do evento.

PROGRAMAÇÃO

A programação do evento e toda estrutura está sendo montada para atender cerca de 600 a 1200 pessoas entre atletas e visitantes nos dias 17, 18 e 19 de agosto. Haverá uma bateria de atividades voltadas ao público visitante e o circuito da prova contará com 5,5 km de extensão dividido em trechos para atletas profissionais e amadores.

Além disso a organização do evento fechou uma parceria com a Associação Atlética Correr é Saúde e vai estar promovendo a primeira corrida noturna de Carapicuíba que levará o nome de 1ª Corrida Noturna Correr é Saúde, a largada desta corrida noturna será no sábado à noite e os participantes poderão escolher entre dar uma ou duas voltas no circuito.

Todas competições terão transmissão ao vivo através das redes sociais.

As demais programações estão sendo montadas junto à organização do evento e seus parceiros. Novas parcerias também estão sendo fechadas para engrandecer ainda mais este evento! Quem deseja visitar as trilhas da FALC deverá fazer um pré cadastro com a organização do evento para fazer um agendamento.

Para maiores informações envie um e-mail para o endereço desafiodosjesuitas@gmail.com

Aproveite para curtir a página do desafio dos jesuítas no facebook através do link www.fb.com/mtbjesuitas ou siga nosso instagram @mtbjesuitas.

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário