Colunistas Daqui Geni Alburquerque

Dia do Volta-tudo!

Escrito por Geni Alburquerque

Conhece, experimentou ou já ouviu falar do Dia do Volta-tudo?

Um dia extremamente especial e importante, que sempre cai numa segunda-feira depois do Carnaval.

É o dia em que o Brasil inteiro volta para a escola ou o trabalho, muitas vezes, ambos.

Neste dia tão marcante e inesquecível, a Raposo  trava de tal maneira que o tempo em que você fica dentro do carro permite reflexões fantásticas.

Ao olhar para os lados verá que a maioria dos carros tem apenas um ocupante, num primeiro momento vai se lembrar que acabou de dar um de presente para o(a) filho(a), por ingressar em uma universidade, por outro lado ao ver a fila de ônibus e vans, pensa em como seu filho(a) e até mesmo você poderiam estar confortavelmente sentados em um ônibus articulado, silencioso, não-poluente e com ar-condicionado, a exemplo dos que você utiliza quando está na capital paulistana ou pelo mundo.

Depois de constatar que a paradeira se deve apenas ao excesso de veículos, o seu olhar se sente atraído pelas árvores e edifícios ao redor, lembrando que o ano está apenas começando e você passa a calcular quantas pessoas podem viver no lugar daquelas árvores dentro dos edifícios, imaginando quantos carros desembocarão à sua frente estando ciente de que já não cabe mais nenhum.

Inexoravelmente, você vai se lembrar das promessas de crescimento da cidade onde mora, feita pelos políticos-governantes-do momento e vai constatar que o desenvolvimento não passou de promessas, projetos e tapa-buracos.

Inconsolável por perder o compromisso importante, você se recorda da entrevista que o Site da Granja fez com o Secretário de Desenvolvimento Urbano de Cotia, José Roberto Baraúna Filho que esclarece que o Raposão  está aprovado e será implantado em etapas, excluindo a movimentação de prestadores de serviços e entrega de produtos e que só podemos aguardar o futuro…

E aguardar o futuro preso dentro do carro em uma rodovia estagnada, provoca a urgência de chegar ao primeiro retorno e quando finalmente consegue, sente o alívio de acreditar que estará de volta para casa em breve.

Contudo ao olhar a extensão de carros parados, vem à memoria a entrevista ao mesmo site, desta vez com o Secretário de Habitação de Cotia, Sérgio Folha que resume pontos fortes de congestionamentos à necessidade de se verticalizar entre o Km 21 e o 30, porque é o que eles querem.

Particularmente, gostaria muito de saber como cidadã, quem são eles, porque eu não fui convidada a responder a nenhuma pesquisa de mercado, você foi?

Apenas me pergunto diariamente, quantos Raposões são possíveis neste trecho…

Naturalmente, por conhecer este dia, planejo a permanência em casa e sou levada de volta à nostalgia por aquelas árvores que tanto a Luciene Mota Virgílio, quanto o Sérgio Folha garantem que serão preservadas porque a verticalização , se aprovada, permitirá.

Será???

Feliz Dia do Volta-tudo!

Sobre o autor

Geni Alburquerque

Autodidata multidisciplinar. Sócia-proprietária da Taúna e consultora em paisagismo ambiental e jardinagem.

Blog: qualidadedevidaejardim.blogspot.com.br

Facebook:
• https://www.facebook.com/qualidadedevidaejardim
• https://www.facebook.com/Paisagismo-e-jardinagem-por-Geni-Albuquerque-393059724187938

Deixe um comentário