Cultura e lazer Meio ambiente

Domingo Ecológico chamou a atenção para a importância da água

Escrito por admin
Espaço Hot Kids recebeu a SOS Mata Atlântica em evento temático

O meio ambiente é mundialmente comemorado no mês de junho. Uma grande festa acontece por ações ambientais, com um só objetivo: cuidar do planeta e promover reflexão sobre o futuro da vida na Terra.

Neste espírito de mobilização internacional, o Espaço Hot Kids, parque ecológico do distrito de Caucaia do Alto, em Cotia (Grande São Paulo), promove uma série de eventos ecológicos temáticos, para reforçar sua atuação em educação ambiental.

No último domingo, o tema “Água” norteou as atividades do parque – que integra, de forma lúdica, educação infantil para o trânsito, diversão e sustentabilidade – e teve participação especial de Cesar Pegoraro, educador ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica.

O público foi direcionado para as atrações do parque, como direção em miniveículos, tirolesa e arvorismo, intercaladas com gincanas e especiais sobre a água, que passa por um ciclo no parque.

Na gincana “Juntos Pela Água”, Cesar despertou a curiosidade das crianças para a relação da água com a vida e a Mata Atlântica, e as conduziu para observar o córrego Ribeirão dos Foges. Fernanda Campos Luiz, gestora e especialista em educação ambiental, conduziu as crianças em jogo cooperativo para evitar o desperdício da água.

Ciclo da Água no Espaço Hot Kids

A água que chega pela chuva é captada por uma cisterna, equipada com filtros de folhas e pastilhas de cloro, e segue para as rodas d’água. A água que abastece o local também segue para as rodas d’água que, por força da gravidade, geram energia renovável. Em seguida, vem a purificação, por meio de filtros de areia, quartzo, carvão ativado, lâmpadas ultravioletas e ozônio (O3). O próximo passo é seguir para as caixas d’água.

Já o esgoto é todo tratado no próprio Espaço Hot Kids, por um conjunto de biossistema, composto por zonas de raízes filtrantes e biodigestor, onde bactérias consomem o composto sólido e o efluente residual passa por filtro de plantas purificadoras e segue limpo para os rios.

A programação foi encerrada com o plantio de uma muda nativa de pitangueira.

Sobre o autor

admin

Deixe um comentário