Colunistas Moda Rafaella Britto

Envelhecer com estilo

Escrito por Rafaella Britto

Fashionistas acima dos 60 anos revolucionam o conceito do que é estar na moda.

Em um mundo que privilegia a juventude, quando se fala em moda para a terceira idade, nos vem à mente a monotonia das roupas padronizadas em cores foscas, composições simples, sem grande ousadia e aparentemente “descuidadas”. Entretanto, o advento dos blogs de street-style revelou fashionistas acima dos 60 anos que provam que é possível envelhecer com brilho e estilo.

Foto: Ari Seth Cohen/Advanced Style

Foto: Ari Seth Cohen/Advanced Style

Segundo dados do IBGE, a população idosa no Brasil crescerá em 30% a partir de 2025. De acordo com artigo publicado no site Scielo, a população idosa da União Europeia triplicará em 2060. Os idosos – que, no futuro, serão a população majoritária – consumirão mais, e essa é uma das principais macrotendências para os próximos anos: aos poucos, as indústrias do turismo e lazer incorporam a terceira idade ao seu nicho de mercado. Na moda, as marcas investem em modelos de alfaiataria – peças estruturadas e de padronagens clássicas -, que caem bem aos velhinhos estilosos.

O blog Advanced Style (em português, Estilo Avançado), criado em 2008 pelo fotógrafo Ari Seth Cohen, foi pioneiro ao tratar da moda para a terceira idade: Ari direciona o olhar para os idosos das ruas de Nova York, clicados em looks incríveis. O projeto repercutiu em publicações como Huffington Post, The New York Times, The Guardian, e ELLE inglesa, se tornou livro (lançado em 2012 pela editora powerHouse) e até filme: o documentário “Advanced Style” percorre o cotidiano, as intimidades, memórias e paixões de fashionistas nova-iorquinas entre 60 e 92 anos.

Aos 94 anos, a decoradora Iris Apfel abala o universo da moda com seu visual repletos de cores: Apfel nasceu no Queens, Nova York, em 1921. Quando jovem, foi uma das primeiras mulheres a usar calça jeans nos EUA. Estudou arte e trabalhou em inúmeros projetos de restauração de decoração da Casa Branca para os presidentes Truman, Eisenhower, Kennedy, Johnson, Nixon, Ford, Carter, Reagan e Clinton. Fundou sua firma têxtil, e por décadas viajou o mundo garimpando os melhores tecidos e materiais. Foi “descoberta” em 2005, e tornou-se um ícone fashion, musa de renomados fotógrafos e designers. Sua trajetória foi contada no premiado documentário “Iris”, de 2014.

Iris Apfel, ícone fashion aos 94 anos (Foto: Reprodução)

Iris Apfel, ícone fashion aos 94 anos (Foto: Reprodução)

Famosa nas redes sociais, a designer de joias Sarah James Adams é dona de um estilo despojado e chique na medida: de cabelos naturalmente grisalhos e sem esconder as marcas do tempo, não dispensa as estampas com referências tribais da moda hippie, e faz dos casacos e tênis da Adidas sua marca registrada. Quando indagada pelo Advanced Style sobre seus segredos para a vitalidade, respondeu: “Existe um lado positivo e um lado negativo em ser ‘diferente’. Então aproveite enquanto pode e não se importe com as opiniões dos outros sobre você. O dia em que você acreditar nas suas próprias besteiras será o começo do fim. Faça dos haters seus motivadores.”

Sarah James Adams, despojada e chique na medida (Fotos: Ari Seth Cohen/Advanced Style)

Sarah James Adams, despojada e chique na medida (Fotos: Ari Seth Cohen/Advanced Style)

Inspire-se na elegância dos vovôs fashionistas.

[Imagens de Ari Seth Cohen/Advanced Style]

Sobre o autor

Rafaella Britto

Estilista, blogueira, jornalista e escritora. Amante de música, cinema e literatura. É idealizadora e editora do blog Império Retrô, onde une sua paixão pela arte e a palavra escrita, abordando a moda em seus contextos históricos e comportamentais. Paralelamente, desenvolve conteúdo de moda para sites especializados.

Deixe um comentário