Saúde Território

Equipe do SAMU de Cotia passa por capacitação e reciclagem

Escrito por Redação
Oficinas vão ajudar no novo projeto de levar informações sobre primeiros socorros às escolas e locais de grande movimentação de pessoas

Para melhorar o atendimento, capacitar e reciclar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a equipe está participando de oficinas de treinamento promovidas pela coordenação regional do SAMU, que fica em Itapevi. Participam enfermeiros, condutores socorristas e a equipe de suporte básico. O objetivo, de acordo com Renata Santos, coordenadora do SAMU em Cotia, é capacitar o pessoal para ministrar palestras e dar treinamentos sobre primeiros-socorros em escolas, praças públicas e locais de grande movimentação de pessoas.

“No próximo ano temos o projeto de ampliar as palestras educativas em escolas e locais de grande movimentação de pessoas; estas oficinas nos auxiliarão com esta iniciativa também”, disse Renata. Segundo ela, este ano algumas escolas chegaram a receber palestras sobre primeiros socorros, no entanto, a partir do ano que vem, as Secretarias de Saúde e Educação devem firmar uma parceria para levar o projeto para todas as escolas municipais.

O treinamento começou no dia 31/10 e termina no dia 21/11, com quatro oficinas no total. Abordando “Rede de Atenção às Urgências”, “Ética e Humanização na Regulação das Urgências”, “Orientações de Primeiros Socorros”, “Desmaio, convulsão, engasgo, parada cardiorrespiratória e queimadura”, “O que é e como fazer/orientando o leigo”, “Como passar informações ao público”, “Como responder ou mediar os questionamento e queixas em palestras”, “Palestrando: apresentação dos grupos”, entre outros assuntos.

Sobre o SAMU Cotia
Cotia conta com uma base de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na região central. A base, no entanto, é vinculada à Central que fica no município de Itapevi. A base de Cotia tem uma ambulância básica com equipes formadas por condutores e técnicos de enfermagem capacitados para atendimento de urgência.

Para acionar o atendimento do SAMU, o munícipe precisa ligar para o número 192. A chamada é atendida na Central, em Itapevi, onde um médico regula o chamado e, após avaliação, passa para a base de Cotia. A base de Cotia não tem autonomia para liberar a ambulância para o atendimento da ocorrência.

O SAMU é um serviço gratuito que funciona 24 horas e realiza atendimento em residências, empresas, vias públicas.

Foto: Vagner Santos

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário