Coletivo Colunistas Regina Machado

Esperançar

Escrito por Regina Machado

Caros amigos,

Procurando um tema para uma carta que inicia um novo ano, um novo ciclo, a esperança, em tempos tão sombrios, parece ser propícia.

Paulo Freire, o mais citado teórico brasileiro em trabalhos acadêmicos no mundo, cuja pedagogia já foi utilizada com sucesso em vários países, cunhou o verbo “esperançar”, fazendo da esperança verbo e ação.

Torna-se cada vez mais consenso que, não só o Brasil, mas o mundo todo está passando por uma crise. Estamos em transição para outro modelo de mundo e de organização das relações e comportamentos.

Dois caminhos parecem se apresentar. Um que abandona os modelos obsoletos e se empenha na construção do novo.  E outro que, resistindo às mudanças, se agarra a um eventual passado áureo e, dessa forma, atrasa o novo ciclo da inovação e renovação.

Mas o novo irrompe, queiramos ou não.

O Projeto Âncora há duas décadas trabalha para a construção de um novo desenho de educação e de desenvolvimento social com a missão de contribuir com um novo modelo de mundo e de humanidade.

Para o Projeto Âncora não há verbo mais importante do que “esperançar”. Esperançamos dia a dia, contra tudo e todos que queiram alimentar o mundo velho que destrói o planeta, que empobrece, adoece e exclui parte da humanidade do banquete da vida.

Obrigado pelo seu contínuo apoio e Feliz 2017!

Quer ajudar o Projeto Âncora a construir um centro cultural comunitário?

Acesse o link! É simples, rápido e solidário!

https://www.kickante.com.br/campanhas/projeto-ancora-inovacao-na-educacao

Sobre o autor

Regina Machado

Mineira de Juiz de Fora. Mãe de dois adolescentes. Arquiteta e Urbanista. Trabalhou com movimentos sociais de urbanização de favelas no Rio e em São Paulo. Trabalha com comunidades na organização de seus espaços físicos, sociais e políticos.
Fundadora do Projeto Âncora junto com Walter Steurer.

Projeto Âncora: http://projetoancora.org.br

Deixe um comentário