Educação Território

Estudante da rede municipal de Cotia vence concurso de redação

Concurso de Redação_ Na foto Jezreel Filipe
Escrito por Redação

Aluno da EM Prof.ª Maria Aparecida de Oliveira Pedroso concorreu com redação baseada na obra ‘A droga da obediência’, de Pedro Bandeira

O estudante Jezreel Filipe Alves R. Silva Costa, do 7º ano da Escola Municipal Prof.ª Maria Aparecida de Oliveira Pedroso, foi um dos vencedores do XVIII Concurso de Redação Mackenzie Elisa Guimarães, realizado há 17 anos pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O aluno produziu uma redação baseada na obra “A droga da obediência”, do autor Pedro Bandeira e, entre centenas de participantes de várias escolas, o adolescente teve o seu texto selecionado. A premiação aconteceu na sexta-feira (6/10), em São Paulo.

Pedro Bandeira, Jezreel e Elisa Guimarães

Pedro Bandeira, Jezreel e Elisa Guimarães

“Foi emocionante”, descreveu o estudante. Jezreel foi estimulado a participar do concurso pelo seu professor de Português, Adalberto Bastos. “O professor me convidou para participar do concurso duas semanas antes do  recesso de julho. Aceitei e ele me deu o livro A droga da obediência, foi aí que começou o meu desafio”, disse. Foi o professor, inclusive, o seu maior incentivador. “Ele disse que eu seria o exemplo para a escola”, lembra Jezreel. Com o apoio recebido na escola, o adolescente chegou à premiação e à oportunidade de conhecer grandes nomes da literatura brasileira, Elisa Guimarães, Marisa Lajolo e o próprio Pedro Bandeira. “Não conhecia nenhuma obra do Pedro Bandeira. Adorei e quero conhecer todo o seu trabalho”, salientou.

O professor Adalberto lecionou até o ano de 2013 e, desde então, estava na coordenação pedagógica, na Secretaria de Educação. No início deste ano, voltou para a sala de aula e trouxe a novidade do concurso. “Trabalhar a motivação dos alunos é um constante desafio para o professor e prepará-los para participar de um concurso de redação como esse, além de proporcionar um enorme incentivo à leitura, é uma maravilhosa oportunidade para que eles possam vislumbrar um pouco do que lhes espera numa futura vida universitária. O aluno estuda feliz, tendo esse tipo de perspectiva. O Jezreel, com todo seu empenho e criatividade, personifica tudo isso hoje”, disse o professor.

Fotos Divulgação

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário