Metrópole Território

Leão amigo: Contribuinte pode doar parte de imposto de renda para Apae de Cotia

Escrito por Redação
Prazo para entrega da declaração é dia 30 e doação pode chegar a 3% do valor que iria para o governo ou o a restituir

Na reta final das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física os contribuintes podem destinar parte do imposto que iria para o governo, ou o a restituir, a uma instituição que atenda crianças, adolescentes ou idosos. E desta forma ajudar projetos que são fundamentais para muitas famílias. Uma dessas instituições é a Associação de Pais e Amigos do Excepcional de Cotia – Apae, que atende crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, residentes em Cotia e Vargem Grande Paulista.

Os contribuintes podem destinar até 3% do Imposto de Renda devido de Pessoa Física. As doações devem ser realizadas até 30 de abril, data limite estipulada pela Receita Federal para a entrega da declaração. Ao comprovar à Receita que fez uma destinação, o valor é descontado do imposto já retido na fonte e não representa nenhum custo a mais para o contribuinte.

Já as empresas podem fazer as destinações, de até 1% do imposto de renda devido, durante o ano todo.

Paulo Generoso, presidente da Apae de Cotia, lembra que a contribuição é feita por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (FMDCA). “Ele é um dos instrumentos mais importantes de captação de recursos, exclusivamente destinados para a promoção e defesa deste público, e uma ótima opção de exercer sua cidadania”.

Mais incentivo

De acordo com levantamento da Receita Federal, o valor da renúncia decorrente da dedução do imposto de renda devido, das contribuições feitas aos Fundos controlados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacionais dos Direitos da Criança e do Adolescente teve aumento de 38% entre 2013 e 2017. Só em 2017, a quantia foi de R$91.734.827.

As doações para a Apae de Cotia, também tiveram um aumento de 10% em 2017 em relação aos anos anteriores,segundo Generoso. No entanto, o montante ainda é pouco.

De acordo com a pesquisa Doação Brasil, realizada em 2015 pelo Instituto Gallup e pelo Instituto do Desenvolvimento Social (Idis), menos de 6% dos contribuintes utilizam o incentivo fiscal para doações. Ainda de acordo com a pesquisa, o motivo para a não utilização da dedução de doações é a ausência de informação.

“É uma maneira de ser solidário sem colocar dinheiro extra”, comenta o presidente da Apae.

Como doar:

O procedimento de destinação do valor pode ser feito no programa de Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda. Após concluir o preenchimento da sua declaração, vá até a aba “Resumo da Declaração – Doações Diretamente na Declaração (ECA)”, e siga o passo-a-passo a seguir:

1. Selecione as opções “Novo”, depois clique no fundo tipo “Municipal”, escolha a Unidade Federativa “São Paulo”, o município “Cotia – 46.523.049/0001-20” e verifique o Valor Disponível para Doação ao FMDCA;

2. Preencha o campo do valor com o limite indicado;

3. Na aba “Resumo da Declaração – Cálculo do Imposto”, confira o valor que será destinado ao CMDCA no campo “Dedução de Incentivo” e o valor do imposto a ser pago;

4. Por último, clique na opção “Imprimir DARF – Doações Diretamente na Declaração (ECA)”, gere a guia com o valor a ser destinado e pague até o dia 28 de abril de 2017.

Em caso de dúvidas, você pode ligar para a Apae de Cotia, no telefone 11 4615-5353 ou ainda pelo e-mail admnistrativo@apaecotia.org.br. Após fazer a doação, é preciso encaminhar o comprovante do pagamento para a instituição, no mesmo e-mail citado, com nome completo, CPF da pessoa doadora e comprovante de endereço.

Sobre a Apae de Cotia

Associação de Pais e Amigos do Excepcional é uma instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo é garantir às pessoas com deficiência um espaço digno na sociedade. Em Cotia, a Apae abriu as portas em maio de 1989 e atualmente atende cerca de 240 pessoas entre crianças e adolescentes, que são atendidas por equipe multidisciplinar em diversos programas e atividades. Para manter as atividades, a Apae de Cotia assim como todas as outras no Brasil, conta com recursos da iniciativa privada e parcerias com governos municipal, estadual e federal.

Serviço:

Prazo para declaração do Imposto de Renda: 30 de abril

Onde e como fazer: Programa e todas as orientações estão no site da Receita Federal 

Acompanhe pelas redes sociais

www.apaecotia.org.br | Facebook/apaedecotia | Instagram @apaedecotia

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário