Bem estar Saúde Território

Mônica Rosales, presidente da Associação São Joaquim é homenageada.

Escrito por Redação
Presidente da Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade é homenageada por agência como 21ª Mente Diferente em campanha social

Mônica Rosales, co-fundadora e presidente da Associação São Joaquim, foi convidada pela Rae,MP a representar sua campanha como 21ª mente diferente. Em celebração aos 30 anos de existência, a agência de comunicação lançou a campanha “30 mentes diferentes”, com o principal objetivo de destacar e apresentar ao público 30 personalidades distintas que, por meio de suas ideias altruístas, colocaram em prática ações em prol do próximo.

Em entrevista para a Rae,MP, Mônica Rosales comenta sobre a fundação, a trajetória do centro de convivência São Joaquim e o trabalho realizado diariamente com os idosos. “No começo a gente tinha um salão de 40 m² com 2 banheiros. Mal começou e de repente já tinha 80 idosos fazendo ginástica na praça. As pessoas chegavam com muita pouca vitalidade, como se elas já não tivessem mais esperança para a vida, ali após 3 meses, de repente você via que ela estava inteira, porque fazia um programa que era sobre cuidar do seu corpo, cuidar da sua alma, do seu espírito e da parte cognitiva também. A gente ficou maravilhado em ver que o programa que a gente idealizou, como um programa completo, realmente fazia sentido”, conta.

Atualmente, a São Joaquim cuida de 320 idosos por mês, 53 mil por ano que participam de 44 atividades. Na Associação eles cantam, tocam instrumentos e praticam yoga, ginástica, danças, pintura, bordado, etc. As atividades não servem apenas para os usuários passarem o tempo, mas sobretudo para se reconectarem com o que é sagrado neles, com o próprio ser. Graças à Mônica Rosales e aos 53 voluntários, essas pessoas, que chegam sem vitalidade alguma, recuperam-se depois de um tempo e reencontram a esperança perdida.

A entrevista foi publicada no canal do Youtube oficial da Rae,MP, na Revista de edição especial “30 Mentes Diferentes” e retratada no portal da campanha com o depoimento de Mônica sobre a Associação São Joaquim.
Fazem parte do projeto “30 Mentes Diferentes” histórias que vão desde abrigos para crianças em vulnerabilidade social, atendimento psicológico e psicanalista a imigrantes e refugiados, curso de fotografia e de culinária para crianças com síndrome de down a entidades que levam informação sobre beleza e autoestima a mulheres que sofrem com o câncer.

Marcelo Ponzoni, fundador da Rae,MP, acentua sua opinião sobre a importância do projeto em dar voz e destacar entidades como a São Joaquim “É primordial que essas pessoas possam ter voz na nossa sociedade. É possível aprender tanto sobre ética, cidadania, empatia, compaixão, compartilhamento e uma série de outros temas com esses seres humanos, que não hesitam em levar auxílio e conforto a quem precisa, muitas vezes sem os recursos necessários para isso. Nosso objetivo, com esse projeto, é fazer com que essas mentes e entidades se tornem mais conhecidas e possam receber algum tipo de apoio por parte dos cidadãos do nosso país, empresários e empreendedores, seja com seu tempo, investimentos, etc”, avalia o publicitário.

Sobre a Associação

A Associação São Joaquim de apoio à maturidade, criada há 11 anos, é uma organização sem fins lucrativos, fundamentada na imagem antroposófica e inspirada na salutogênese. Sua metodologia visa o desenvolvimento integral do Ser humano (cabeça, coração e mãos) por meio da convivência criativa e do fortalecimento dos vínculos.

A São Joaquim contribui com o envelhecimento ativo e saudável, atua pela garantia de direitos da pessoa idosa, seu empoderamento, protagonismo e participação nas políticas públicas, além de apoiar a causa e as ações voltadas à população 60+.

São oferecidas 44 atividades físicas, manuais, psicossociais, artísticas, cognitivas e de autoconhecimento para 320 idosos, residentes em Carapicuíba – região grande oeste de São Paulo.

O trabalho social é de grande relevância para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas no município, realizando em torno de 53 mil atendimentos anuais.

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário