Colunistas Daqui Geni Alburquerque

Morar na Granja Viana

Escrito por Geni Alburquerque

Granja Viana, um bairro decadente da periferia de São Paulo ou o bairro mais exclusivo, privilegiado e diferenciado de toda a região metropolitana de São Paulo?

Casa é o nome comum que damos para todas as construções destinadas a moradia, residência, vivenda, apartamento, ou como dizem cada vez com mais frequência, “apertamento” ou “puxadinho”.
A sociedade normalmente se divide em rural e urbana, sendo o ponto em comum, a destruição do meio ambiente.

O contato com a natureza se dá pelo acesso a parques, bosques, florestas, áreas de preservação e através do turismo ecológico.

Morar na Granja Viana, durante muito tempo foi considerado como morar no campo, com a liberdade de morar bem, com espaço, respirando ar puro, em zoneamento predominantemente residencial.

Esta característica proporciona um contato com a natureza e convívio com a biodiversidade da Mata Atlântica, revelando um estilo de vida “especial”.

Somos divididos em classes sociais e econômicas, embora existam os “exclusivos”, a que todos aspiram ser algum dia, mas que apenas um ou outro, de fato, consegue chegar lá!

Analisando as mudanças que estão acontecendo na Granja Viana e arredores, vem à minha mente, uma reflexão interessante, que vou chamar aqui de “mais um”.

Para se viver “residencialmente”, você deve se mudar para um “condomínio fechado”, visto que áreas residenciais em qualquer bairro desta cidade, irão desaparecer, portanto obrigatoriamente, você se transformará em “mais um”, não importando o tipo de acabamento que você aplicará ao seu novo “lar”.

E será também, “mais um” a ter que aprender a conviver com lojas, indústrias, postos de gasolina, bancos, botecos, oficinas mecânicas e outros, bem como, as consequências que esta convivência acarreta como poluição do ar, sonora, epidemias, insegurança, etc.

geni2

Paisagem do meu jardim

E aproveito o momento para alertá-lo de que será definitivamente privado de paisagens como esta, uma vez que, apenas as pessoas dotadas de “prestígio”, podem usufruir dela.

A Granja Viana ainda é “exclusiva” sob vários aspectos, como a possibilidade de descansar com um nível bem menor de ruídos, de poder observar o céu estrelado, acordar com o canto dos pássaros em um amanhecer inspirador e ainda, de terminar o dia com um anoitecer encantador.

Também é possível viver e trabalhar entre cores e flores, aspirando aromas naturais, e receber visitantes que atravessam longos caminhos, enfrentando diversos perigos, para apresentar a família ameaçada de extinção, atualmente, um verdadeiro “luxo”!

geni4

O fungo liquenizado rosa escuro e vermelho só se desenvolve com ar extremamente puro.

A exclusividade existe para apenas “alguns”. Mensurar seus valores torna-se incalculável porque envolve qualidade de vida, um autêntico “privilégio”!

Estes poucos privilegiados não se preocupam com doenças respiratórias porque convivem com bioindicadores naturais e possuem a temperatura ambiente regulada naturalmente, podendo dispensar o uso de ar-condicionado.

Pessoas “distintas” tão pouco se impressionam com a Dengue, Zika e outros, porque são protegidos por uma rede, praticamente invisível e muito eficiente.

Também não se importam com agrotóxicos, pois possuem horta e, como se fosse pouco, recebem os amigos para deliciosas experiências gastronômicas com as PANCS (Plantas alimentícias não convencionais), extraídas de seu jardim e bem longe de locais enclausurados como salão de festas e buffets.

geni5

Aranha-de-prata, cujo nome científico é Argiope argentata.

Em outras palavras, somos nós que vamos decidir com atitudes extremamente simples e de baixo custo, se a Granja Viana vai ser “mais um” bairro decadente da periferia de São Paulo ou vai se tornar o bairro mais exclusivo, privilegiado e diferenciado de toda a região metropolitana de São Paulo.

Sobre o autor

Geni Alburquerque

Autodidata multidisciplinar. Sócia-proprietária da Taúna e consultora em paisagismo ambiental e jardinagem.

Blog: qualidadedevidaejardim.blogspot.com.br

Facebook:
• https://www.facebook.com/qualidadedevidaejardim
• https://www.facebook.com/Paisagismo-e-jardinagem-por-Geni-Albuquerque-393059724187938

Deixe um comentário