Colunistas Gastronomia Sofia Kreutz

Muffins de Peixe

Escrito por Sofia Kreutz

Essa receita de Muffins de Peixe que vou ensinar é fácil, deliciosa e pode servir para um lanchinho da tarde, uma entradinha para um jantar, ao até para um almoço rápido com uma boa saladinha fresca. Vamos lá…

Para Receita:

– 02 xícaras de farinha de trigo (se quiser pode usar 01 xicara de farinha de trigo e a outra de flocos de aveia)
– 1/2 xícara de queijo parmesão ralado (se puder use um pedaço de parmesão e rale na hora)
– 01 colher de chá de sal
– 1/2 colher chá de fermento em pó
– 1/4 de xícara de manteiga sem sal amolecida
– 1 e 1/2 xícara de leite
– 02 ovos

Para o Recheio:

– 500 gramas de Filé de Pescada ou Tilápia
– 01 cebola cortada em cubinhos
– azeite de oliva
– sal a gosto
– Pimenta do reino
– Ervas frescas (Tomilho limão e Sálvia)

Modo de Preparo da Massa:

Em uma vasilha misture os ingredientes secos: Farinha de trigo, parmesão, sal e o fermento. Em outra vasilha misture os ingredientes líquidos ate ficarem homogêneos: Leite, manteiga e ovos. Junte os ingredientes líquidos aos secos e misture tudo muito bem misturadinho até ficar uma massa uniforme.

Modo de Preparo do Recheio:

Pré aqueça o forno em 180 º. Regue uma forma grande com azeite de oliva e disponha os filés de peixe nesta forma (não tem problema se ficarem um pouco apertados ou sobrepostos). Tempere os filés com sal, pimenta do reino, as cebolas bem cortadinhas e as ervas frescas (pode caprichar nas ervas). Coloque no forno (não precisa cobrir com papel alumínio) e deixe assar por uns 20 minutos (é importante que fique um pouco do caldo do peixe, por isso sempre dê uma verificada no forno). Assim que ficaram branquinhos e suculentos, com um garfo e na própria forma que ficou o caldo do cozimento, despedace os filés grosseiramente. Reserve.

Muffins prontos:

Junte o peixe já despedaçado na massa. Misture tudo muito bem para que o recheio incorpore na Massa. Despeje com cuidado e com uma concha pequena a massa em forminhas de muffins untadas (eu fiz na própria forma especial para muffins). Importante!: Não cubra com massa até o topo das forminhas, é necessário deixar um espaço para os muffins crescerem sem derramarem. No forno pré aquecido deixe-os assar por uns 15 a 20 minutos ou até perceber que estão dourados e assados. Desinforme e coloque em um prato ou cestinho bem bonitos e saboreie… é de lamber os dedos!.

Sobre o autor

Sofia Kreutz

Apaixonada pelo universo gastronômico, e também jornalista, comandou o Restaurante Lá em Casa, um espaço aconchegante e especial que servia comidinhas caseiras com um toque Gourmet. Hoje trabalha com nutrição infantil desenvolvendo e preparando cardápios para Escolas, em Feiras Gastronômicas, em parceria com Chefs de Cozinha, e Eventos em geral.

Deixe um comentário