Colunistas Gastronomia Sofia Kreutz

Nhoque de mandioquinha com molho de manteiga e sálvia

Escrito por Sofia Kreutz

Tem dias que estamos com vontade de preparar algo mais elaborado para impressionar os amigos e família, não é mesmo?

Costumo fazer este prato em ocasiões mais especiais, pois a receita que vou ensinar aqui é um pouco trabalhosa. Mas prometo que vai valer a pena fazer cada etapa desse processo!

Vamos ao maravilhoso e delicioso Nhoque de Mandioquinha com molho de Manteiga e Sálvia!

Ingredientes:
1,5 kg de mandioquinha
2 gemas
1/1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
100 gramas de manteiga
1 maço de sálvia
1 colher (sopa) de sal
Farinha de trigo para polvilhar a bancada.

Modo de Preparo:

Descasque e cozinhe as mandioquinhas até ficarem macias.

Transfira para uma peneira e deixe escorrer bem a água, então amasse as mandioquinhas com um garfo ou espremedor de batatas.

Junte o sal e somente 1/4 da farinha de trigo e mexa bem.

Acrescente as gemas e sempre mexendo vá colocando aos poucos o restante da farinha até dar o ponto. (Quando fizer uma bolinha com as mãos e a massa não grudar é porque está pronta para serem feitos os nhoques).

Polvilhe a bancada com farinha e retire uma parte da massa para modelar rolinhos de 1 cm de diâmetro. Com uma espátula corte os rolinhos a cada 2 cm e transfira os nhoques para uma assadeira polvilhada com farinha. Repita o processo com toda massa.

Mergulhe dez nhoques por vez em água fervente com sal e quando submergirem coloque-os numa assadeira untada com óleo. Faça isso até acabar a massa.

Reserve a água do cozimento!

Em uma frigideira derreta parte da manteiga e doure os nhoques dos dois lados.

Ao terminar de dourar todos os nhoques, coloque mais manteiga na frigideira e acrescente as folhas de sálvia e deixe cozinhar por um minuto para perfumar. Desligue o fogo e acrescente uma concha da água do cozimento.

Faça movimentos circulares na frigideira até que o molho incorpore totalmente. Não mexa o molho com uma espátula, pois a gordura da manteiga pode separar do molho.

Regue os Nhoques dourados com o molho e decore com folhas de sálvia!

Mangia que te fa bene!

Sobre o autor

Sofia Kreutz

Jornalista e amante do universo gastronômico. Comandou o restaurante Lá em Casa, um lugar aconchegante e especial de comidinhas caseiras com toque gourmet. Faz menus para eventos e jantares, e é responsável pela linha de chutneys e molhos especiais da marca Lá em Casa Homemade Gastronomia!

Deixe um comentário