Colunistas Esporte Gabriel Medeiros

Novidade tecnológica no surfe

Escrito por Gabriel Medeiros

Um ano após o atleta australiano Mick Fanning se deparar com um tubarão em plena etapa do Circuito Mundial de Surfe,
uma nova tecnologia promete prevenir esse tipo de situação.

Foi nas águas sul-africanas de Jeffreys Bay, justamente na final da etapa disputada entre Julian Wilson e Mick, que um tubarão branco acabou atacando um dos surfistas, que após se debater foi salvo com rapidez pelos jet-skis do evento. Foi um susto muito grande, que acabou fazendo com que se cogitasse que a etapa fosse cortada do Circuito.

Porém, a WSL optou por manter a etapa e inovar no sistema de segurança local, para evitar que novos imprevistos ocorram durante o evento. J-Bay sempre teve a presença de muitos animais do tipo, porém nunca havia sido registrado algum ataque durante o evento.

gabriel2Dessa forma, a WSL trouxe uma boia inteligente, a “Clever Buoy”, que nada mais é do que um equipamento acompanhado de um detector sonar, que repassa informações. O sonar possibilita identificar o tipo de animal marinho que está se aproximando da zona de competição, e logo manda um sinal para a boia, que por sua vez repassa para o satélite, que envia sinais para os celulares da organização do evento. Logo em seguida, os organizadores acionam um alarme para que os surfistas sejam retirados da água, como medida de prevenção para que nenhum ataque aconteça.

Além desta nova tecnologia, a quantidade de jet-skis dobrou, sendo 6 presentes na água em todo o momento. Também foi contratada uma empresa de monitoramento aéreo, que observará a aproximação de tubarões no local.

Esta será a sexta etapa do circuito masculino, que está sendo liderado pelo australiano Matt Wilkinson. O segundo colocado é Gabriel Medina, que está com a prancha “pegando fogo” e encantando com manobras modernas em suas ondas. Podemos esperar uma etapa muito eletrizante e equilibrada. A primeira chamada para o início do evento será no dia 6, quarta-feira.

Lembrando que as mulheres tiram uma folga, pois esta etapa não está inclusa em seu calendário. Elas voltam a disputar no dia 25 de julho, na Califórnia.

Sobre o autor

Gabriel Medeiros

Granjeiro,18 anos, cheio de sonhos e planos para a Granja Viana. Sempre estudou em escolas da região e este ano presta vestibular para Educação Física. Foi voluntário na área de esportes do Projeto Âncora. Criador e é administrador e autor do blog “Tá Por Dentro?”

http://blogtapordentro.webnode.com

Deixe um comentário