Cultura e lazer Metrópole Moda

Oca Escola Cultural convida: O Mundo da Renda Renascença – Fashion Revolution Week

Escrito por Redação

A renda Renascença é uma renda de agulha e almofada, executada a partir de riscos em papel manteiga, no qual linha e lacê unem-se às tramas. É famosa pelo estilo feito exclusivamente à mão, com traços marcantes, em que predominam pontos exclusivos e entrelaçados delicados.

A proposta da oficina é compartilhar com o público participante todo o processo da renda renascença, que passa pelo risco, a colocação do lacê e a técnica dos ponto se será acompanhada de um bate-papo sobre a origem e técnica da renda e de alguns cantos de trabalhos relacionados ao tecer, fiar, bordar e rendar.No espaço de realização das oficina será montada uma instalação contendo peças prontas e peças inacabadas que demonstrem o processo e os materiais usados.

A oficina será ministrada pelo Grupo de Mães Rendeiras do projeto Oca Escola Cultural, localizado nos arredores do patrimônio histórico Aldeia Jesuítica de Carapicuíba.

SERVIÇO:

DATA: 23 /04/ 2018 – SEGUNDA-FEIRA
HORA: 10h00 – 13h00
LOCAL: NOVELARIA KNIT CAFÉ
Rua Mourato Coelho,678, Pinheiros / São Paulo

INSCRIÇÕES: https://www.eventbrite.com.br/e/o-mundo-da-renda-renascenca-fashion-revolution-week-tickets-45105555932

Organizadores: Grupo de Mães Rendeiras, Instituto Ecotece e Fashion Revolution Brasil

Grupo de Mães Rendeiras é uma das ações do Núcleo de Pesquisa e Criação da Indumentária e Figurino Brasileiro do Ponto de Cultura Oca Escola Cultural. Nasceu em 2006 num projeto direcionado às mães e mulheres da comunidade da Aldeia de Carapicuíba -SP, com o objetivo de capacitá-las e de valorizar os saberes que trazem de suas histórias de vida nos diversos municípios do interior do Brasil.

Este projeto contempla a alfabetização, pesquisa das tradições orais, pesquisa e valorização das tradições relacionadas aos saberes manuais e formação para o mercado de trabalho a partir da produção do artesanato brasileiro.

Em 2016 o grupo foi selecionado no edital LabModa do Instituto Ecotece que visou a formação do grupo no que tange o diálogo do artesanato com a moda. O grupo vem desenvolvendo projetos de criação e produção de peças com diversos designers de moda de São Paulo.

O Ecotece é um instituto do terceiro setor que atua há 12 anos com a temática da moda sustentável. Tem como missão modificar as lógicas de produção e consumo para que a moda possa ser mais ética, limpa e inclusiva.

Fashion Revolution é um movimento criado com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases, desde o processo de produção até o consumo e pós consumo.

Para saber mais, acesse:
facebook/GrupodeMaesOca

Foto: Camila Svenson – Projeto Mariana Jungmann

Apoio: Novelaria Knit Café

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário