Agenda

03/03 Fátima Marinho ministra Oficina de Arquitetura e Gastronomia para crianças

Escrito por Redação
Evento acontece no dia 3 de março, na Padaria Romana e será ministrado pela Fátima Marinho com a presença do mini chef Eduardo Prado

Um jeito doce e divertido de aprender arquitetura. Assim será a Oficina Casa Batlló – Gaudí e Arquitetura Doce, que acontece no dia 3 março (sábado), na Romana Granja Viana. Voltada para crianças de 4 a 12 anos, a oficina apresenta noções de arquitetura, que de forma lúdica, desperta a compreensão de lugar, espaço construído e natural, espaços públicos e privados e interiores e exteriores.

Para a artista têxtil e arteterapeuta Fátima Marinho e idealizadora do projeto, o objetivo é ensinar a importância do patrimônio histórico, bem como a arquitetura contemporânea. “Durante as atividades, os pequenos aprenderão a relação da natureza com o que foi construído pelo homem. E isto vai aumentar a percepção deles com relação ao espaço que ocupamos.”, explica a artista.

As atividades são temáticas e começam com o arquiteto Catalão Gaudí. Nela os participantes terão noções de matemática, geometria, arte e geografia, que englobam e contribuem para o aprendizado de todas as disciplinas. “Os projetos lúdicos tridimensionais básicos foram desenvolvidos por arquitetos do mundo todo especialmente para as crianças”, comenta Fátima.

A segunda parte da oficina será a Gastronomia com o mini chef Eduardo Prado, que participou do Master Chef Junior. A Arquitetura Doce (Sweet Architecture) é um conceito apresentado pela ARKKI – School of Architecture for Childrem and Youth – Filândia. O chef Eduardo vai ensinar as crianças a receita dos Muffins de Cenoura e Blueberry e os participantes vão decorar os muffins em formas de cubos e montar seus doces projetos arquitetônicos. A ideia é fazer com que eles possam criar suas casas, prédios, cidades, entre outros.

Para Fátima, esta oficina, em especial, pede a participação de um adulto junto com a criança. “Serão momentos em que os dois vão interagir com a arte e a gastronomia de forma direta e lúdica, ou seja é um momento único e que fará a diferença para cada um”, conclui. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas com antecedência pelo e-mail fatimarmarinho@terra.com.br. O valor já inclui kit de materiais e degustação.

A Romana Granja Viana recebe mais uma vez o evento da Plataforma Life, pois acredita na cultura e na arte como ferramentas para o desenvolvimento das crianças.

Serviço

Oficina Casa Batlló – Gaudí e Arquitetura Doce
Quando: 3 de março de 2018 – sábado

Onde: Padaria Romana – Avenida São Camilo, 1181 – Granja Viana – Cotia

Estacionamento no local
Horário: 10h às 13h
Idade: 4 a 12 Anos

Investimento: R$ 170,00 – uma criança + um adulto. No valor estão inclusos kit de Materiais e Degustação

Inscrições Antecipadas

Tel.: 11 99165-0711

E-mail : fatimarmarinho@terra.com.br | fatima@plataformalife.com.br | granja@confeitaromana.com.br

A Oficina Gaudí
O arquiteto espanhol tinha uma forte intuição e uma grande capacidade criativa. Estudava os mínimos detalhes de suas criações e integrava a arquitetura em uma série de trabalhos artesanais que dominava com perfeição, como a cerâmica, mosaico, forja de ferro, carpintaria etc.

No Passeig de Gràcia

” No Coração de Barcelona, encontra-se o Passeig de Gràcia, uma das ruas mais famosas da cidade. Lá estão duas obras mais valiosas de Gaudí: a Casa Batlló e a Casa Milá, ambas em estilo modernista.

A Casa Batlló

O local parece retirado de um conto de fadas. O arenito e a cerâmica que compõem a fachada mudam de cor de acordo com a luz solar. Além disso, a forma côncova e convexa da construção dá a obra de arte um fascinante e mágico movimento.

Sobre Fátima Marinho

Diretora de Projetos na Plataforma Life, Fátima fez projetos de Marketing Cultural, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e Projetos Educacionais, para empresas como Volkswagen e Galeria Mali Villas Boas. É curadora de Exposições e Salão de Artes Contemporâneas e, como artista têxtil, participa de exposições individuais e coletivas em várias galerias, ressaltando sua participação em 2016, no Carroussel Du Louvre – Salon Internacional d´Art Contemporain – Paris. Em 2014, na Feira Internacional de Arte em Sevilha-Espanha e em 2017, na Galeria Aguirre – Argentina.

Está representada em diversas coleções públicas e privadas, em Portugal, Suécia, EUA, Argentina e França. Além da carreira artística, Fátima tem mais de 25 anos de experiência nas áreas de Educação, Treinamento e Clínica. Graduada em Artes Visuais, atua em Instituições como SENAC, SESI, Faculdades Integradas Teresa D´Ávila , FEI – Faculdade de Engenharia Industrial, Editora Paulus, entre outras. Neuropsicopedagoga e Arteterapeuta, Pós-Graduanda em Psicanálise, atua em atendimento multidisciplinar para crianças, adultos e idosos com déficits cognitivos, em clínicas.

Sobre a Romana

Fundada em 1996, a Romana foi idealizada pelo empresário campineiro Claudio Fernandes que tinha o objetivo de criar um novo conceito em padaria 24 horas, com serviço de buffet de café da manhã, almoço, chá da tarde, sopas e happy night. Desde então, criou-se uma nova referência em panificadora, confeitaria e rotisseria. Todas as casas da Romana possuem um ambiente requintado e aconchegante para você saborear com seus amigos e parentes, uma ótima refeição. Sem falar na variedade de bolos e salgados, bebidas quentes e frias entre muitas outras opções.

Foto em destaque: oficina realizada no ano passado.

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário