Colunistas Délia Costa Provocações

Okja

Escrito por Délia Costa

Mudanças, mudanças, mudanças e contradições: um filme que não foi feito para o cinema, com mocinhos que são um pouco bandidos e com pelo menos um bandido que é um pouco mocinho. Os velhos mentem para as crianças. A mocinha é amiga dos porcos mas come frangos. Um animal com inteligência e sentimentos, que consegue perdoar e cochichar.

Há apenas uma única personagem no filme que é completamente coerente e convicta de suas atitudes: a capitalista, cuja máxima é:
“- Se for barato eles vão comer”

“Estamos no centro de algo que está mudando. Há um lado bastante nostálgico do passado e um outro bastante excitado com o futuro. Mas, no fim, a inovação acaba sempre ganhando”, profetiza Steven Yeun, um dos atores de Okja.

PROVOCAÇÃO: quantas mentiras fazem uma verdade?

Trailer:

FICHA TÉCNICA:
Nome: Okja
Nome original: Okja
Direção: Joon-Ho Bong
Música composta por: Michael Abels
Produção: Dede Gardner, Jeremy Kleiner
Prêmios em 2017: Palma de Ouro e Cannes (Grand Prix)
Roteiro: Bong Joon-ho Bong Joon-ho e Jon Ronson Jon Ronson
Produtores: Brad Pitt Brad Pitt, Dooho Choi Dooho Choi, Lewis Taewan Kim Lewis Taewan Kim, Ted Sarandos Ted Sarandos
Elenco: Seo-Hyeon Ahn ( Mija), Tilda Swinton (Lucy e Nancy Mirando), Yoon Je-Moon (Mundo), Daniel Henshall , Devon Bostick, Giancarlo Esposito, Jake Gyllenhaal, Lily Collins, Paul Dano, Steven Yeun, Byun Hee-bong, Choi Woo Shik, Cory Gruter-Andrew, David Bloom, Kathryn Kirkpatrick, Milo Shandel, Rebecca Husain, Shirley Henderson.
Assista na Netflix

Sobre o autor

Délia Costa

Paulistana da gema, engenheira, amante do cinema.

Nos tempos de faculdade, fez parte do Cine Clube Frango Areia e Farofa carregando projetores, rolos de filmes e fazendo, sem muito sucesso, faixas e cartazes de divulgação (fez uma inusitada faixa de cabeça-para-baixo!).

De engenheira a professora, fundadora do MDGV - Movimento em Defesa da Granja Viana e criadora do Cine Libélula, cineclube da Granja Viana (2013 e 2014), um dos geradores desta coluna.
“Provocações" quer desafiar as pessoas a pensar, assistir filmes, ler livros, ir a peças de teatro, consertos, exposições.

"Provocações" é também uma homenagem ao querido Antônio Abujamra e seu programa na TV Cultura.

Deixe um comentário