Cultura e lazer Educação Redação

Ôkupa Âncora apresenta o documentário Lia Nova Esperança

Escrito por Redação

Primeira Exibição do documentário LIA NOVA ESPERANÇA em São Paulo, num encontro para conversar sobre Cidades Educadoras.

“Seu nome é Maria de Lourdes Andrade de Souza, mas na Vila Nova Esperança todos a conhecem como Lia. Hoje lidera mais de 600 famílias na comunidade que há apenas 14 anos começou a ser seu lar. Vila Nova Esperança é uma das 1705 favelas da cidade de São Paulo e tem um objetivo claro: viver na base da sustentabilidade. Dizem que desde a chegada de Lia à presidência a comunidade deixou de ser uma a mais para se transformar em um exemplo que hoje todos querem divulgar.

Os moradores habitam casas de alvenaria improvisadas. Até há pouco não tinham nem luz, nem água, nem endereço postal que os identificasse como cidadãos de algum lugar do mundo. Os serviços de limpeza pública só chegam a dois pontos da comunidade e, não importa a situação, não importa a idade, seus habitantes são obrigados a percorrer quase dois quilômetros a pé até o ponto de ônibus mais próximo.”

LIA NOVA ESPERANÇA trata-se de um documentário que conta a história de uma favela com uma trajetória diferente. Ele busca questionar o pensamento preconceituoso geral que existe em volta das comunidades de baixa renda, querendo ultrapassar os mitos e lendas que ao longo do tempo tem criado uma visão degenerada sobre as favelas.
Através do olhar e das vivências da Lia, conheceremos a sua proposta de transformar a comunidade em uma Vila Ecológica, que busca a igualdade para todas as famílias que fazem parte da Vila Nova Esperança.

Na próxima véspera de feriado, dia 14/11 às 20h, acontecerá a Primeira Exibição do documentário em São Paulo, seguida de um debate sobre Cidades Educadoras e como elas podem transformar a nossa realidade. O encontro será facilitado pela Lia, liderança da Vila Nova Esperança,  por  Mayte Albardía, diretora e produtora do filme  e por  Regina Machado, co-fundadora do Âncora.

Na roda de conversa também estará Luis Henrique Meira – Engenheiro Agrônomo da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional – COSAN da Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo SMTE

Serviço:

Exibição do documentário Lia Nova Esperança

Terça-feira 14/11 às 20h.

Local: PROJETO ÂNCORA

Estrada Municipal Walter Steurer, 1239
(antiga Est. Municipal do Espigão) Jd. Rebelato
06710-500 Cotia

ENTRADA FRANCA.

Promovido por  ÔKUPA ÂNCORA  que estará vendendo suco e pipoca para contribuir nos custos do evento.

 

Sobre o filme:

Direção, Produção e Edição – Mayte Albardía
País – Brasil/Espanha
Ano – 2015
Duração – 42′
Trailer e mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=jppycXOct1Q

Sobre a autora

Mayte Albardía é formada em Jornalismo e Comunicação Audiovisual e atualmente cursa Mestrado no Programa Integração América Latina da USP. Na procurar de gerar impacto positivo nas diversas realidades das que faz parte, trabalha com inovação social. Assim, vive entre o Brasil e a Espanha, sempre acompanhada de câmera, lápis e papel, para resgatar e contar para o mundo as histórias dos protagonistas das periferias – com frequência, esquecidas.

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário