Redação Território

Onça é solta na mata em Cotia

onca-iapevi
Escrito por Redação

Uma onça parda foi solta na tarde desta quinta-feira (4) em uma reserva florestal em Cotia, depois de aparecer na garagem de uma casa em Itapevi, no dia 22 de julho.

Quando a onça apareceu, os moradores levaram o maior susto e chamaram os Bombeiros. Ela foi capturada e levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres em Barueri onde recebeu tratamento e passou por exames.

Os biólogos esperam que a onça suma na mata e não apareça mais em nenhuma área urbana. Os exames mostraram que a onça é macho, tem entre 11 meses e um ano de vida e se separou da mãe há pouco tempo.

“Ela está em estado de vulnerabilidade. Se a gente não fizer nada, é um passo para a extinção”, disse a médica veterinária Cristina Harumi Adania, coordenadora de Fauna da Associação Mata Ciliar e doutoranda pelo Departamento de Reprodução Animal, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – USP.

Os biólogos não puderam colocar o colar que permite rastrear todos os hábitos do animal porque a onça ainda vai crescer e esse colar poderia machucar. O animal recebeu apenas um chip que permite uma identificação caso ele apareça de novo e seja recapturado.

Fonte: G1

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário