Mundo Redação Saúde Território

Outubro Rosa já virou tradição

bc3e4e_61074e5106354616bfadca8df7ab9241-mv2
Escrito por Redação

O Outubro Rosa chegou e cada ano com mais adeptos.
Aqui no nossa região, não é diferente…

Recebemos inúmeras notícias dos eventos que acontecerão – ou até já aconteceram – e fizemos um apanhado.

Como nasceu o Outubro Rosa

O Outubro Rosa começou na década de 1990, nos Estados Unidos, onde os estados faziam ações isoladas referentes ao assunto. Com a posterior aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção contra o câncer de mama no país.

Para mobilizar a população americana sobre a importância da ação, as cidades começaram a se enfeitar com laços rosas. Inicialmente, a ideia foi lançada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e os laços foram dados aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, em 1990.

Depois disso, o objeto passou a ser distribuído em locais públicos, corridas, desfiles de modas, entre outros eventos.

No Brasil, o primeiro sinal de envolvimento com o Outubro Rosa aconteceu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor. Em outubro de 2008, o movimento ganhou ainda mais força e várias cidades brasileiras o abraçaram.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo.

Entre nós, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.

Embora a doença esteja presente no ano inteiro, o mês de outubro foi escolhido para representar a causa ao redor do mundo. Durante todo o período, é comum ver espaços e monumentos decorados e/ou iluminados com a cor.

Vamos então às notícias da nossa região:

Outubro Rosa ganha programação especial em Cotia

A Secretaria de Saúde realizará uma palestra com a médica mastologista da Clínica da Mulher, Adriana Falcão, na quinta-feira (5), às 9h. A palestra é aberta ao público e uma oportunidade para mulheres de todas as idades tirarem suas dúvidas sobre a doença com uma especialista.

A Clínica da Mulher fica na rua Topázio, 96. Durante o mês de outubro, tanto a Clínica da Mulher como a Policlínica do Portão permanecerão iluminadas com a cor rosa, durante a noite.

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, a prefeitura abordará a prevenção e o combate ao câncer de mama nas reuniões socioeducativas, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS’s), sempre a partir das 9h.

  •   No dia 9, a palestra será no CRAS Monte Serrat, na rua da Prata, 224; no dia 10, no Movimenta Cotia, na rua Senador Feijó, 110.
  •   No dia 19, a palestra será no CRAS Recanto Suave, na rua Francisco Pereira de Assis Filho, 1511 e, no CRAS Caputera, estrada do Caputera, 4500;
  •   No dia 25, no Salão dos Idosos, na rua Benedito Ferreira das Dores, 289, Vila Santa Catarina, em Caucaia, e, no CRAS Jardim Japão, na rua Teófilo Otone, 550.
  •   No dia 26, a palestra será no CRAS Jardim Sandra, na estrada dos Fischers, 1671.

Mutirão de Papanicolau
Aproveitando o Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de Cotia vai realizar um mutirão para coleta do exame de Papanicolau, no sábado (7/10), em quatro unidades de saúde. O objetivo, além de diminuir a fila de espera pelo exame, é chamar a atenção das mulheres em relação à prevenção de doenças e combate ao câncer de Mama e de colo do útero aproveitando o momento de grande publicidade dada ao assunto.

O mutirão é destinado a mulheres com idade entre 25 e 64 anos e que estejam com o exame preventivo atrasado há mais de três anos. Não é preciso agendar, os exames serão coletados por onde de chegada. As mulheres que se encaixarem no perfil, podem comparecer, entre às 8h e às 13h, em um dos locais de coleta (UBS Atalaia, Caucaia do Alto, Portão e Jardim Ângela), levando cartão do SUS, comprovante de endereço e RG.

Caminhadas Outubro Rosa em Cotia e Caucaia do Alto.
Duas caminhadas também estão previstas ao longo de outubro, promovidas pela Secretaria da Saúde: a Caminhada Outubro Rosa Cotia e Caminhada Outubro Rosa Caucaia. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da prefeitura .

A caminhada em Cotia será no dia 28, às 8h e, em Caucaia do Alto, no dia 29, às 8h. No dia da caminhada será entregue uma camisa do evento para quem doar um quilo de alimento não perecível. Todo alimento arrecadado será repassado ao Fundo Social de Solidariedade que fará a doação a famílias carentes do município.

Em Embu das Artes

Ao longo do mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde também realizará ações em comemoração ao Outubro Rosa.

A partir do dia 2 de outubro, em todas as unidades de saúde do município, profissionais intensificam o trabalho, que já é realizado durante o ano, com palestras educativas, na sala de espera, em vários momentos do dia. Também haverá coleta de Papanicolau e solicitação do exame de mamografia.

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo, especialmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 64 anos de idade. Mulheres grávidas também podem fazer tranquilamente o preventivo sem prejuízo para si ou para o bebê.

Visando intensificar a coleta de Papanicolau, que nos últimos anos vem sofrendo uma queda, todas as unidades de saúde estarão abertas no dia 21/10, das 8 às 16h, para coleta desse exame em mulheres de 25 a 64 anos.

Em Carapicuíba, Outubro Rosa teve largada com corrida.

Com mais de 700 inscritos, a Corrida Outubro Rosa, realizada no último domingo, dia 1º, na Aldeia de Carapicuíba, inaugurou a maratona de atividades de prevenção ao câncer de mama. Devidamente vestidos de camiseta rosa, os competidores correram da Aldeia ao Parque dos Paturis, retornando ao ponto de partida, em provas de 5 e 10 quilômetros. Uma corrida festiva, que emprestou cor e alegria às ruas da cidade.

O evento foi realizado pela Espaço Solução, Alt Comunicação, Academia Aquários e Associação Atlética Correr é Saúde , com patrocínio do Shopping Plaza Carapicuíba, co-patrocínio da Transduson e Royal Bebidas, apoio da Associação Comercial de Carapicuíba, Movment, Kim, Gráfica Maciel e Carapicuíba Nua e Crua e apoio cultural do vereador Guto e da Prefeitura de Carapicuíba.110IMG_1194

 

Estância Turística de São Roque também participa do Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro uma programação especial com uma série de eventos como palestras, exposição de trabalhos, cuidados com a beleza, orientação e oficinas foram preparadas para conscientizar a mulher sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

A programação começou no dia 02/10 e segue até o dia 28/10, com uma série de atividades.

De 06 a 19 de outubro você poderá fazer inscrição para doar seus cabelos e receber como presente corte, escova, manicure e maquiagem. As inscrições deverão ser feitas no CS II, na Rua Alfredo Salvetti, 129, ao lado da rodoviária. Os cabelos serão destinados para doação ao Hospital Pérola Byington.

As atividades acontecerão nas diversas Unidades e Postos de Saúde do município.

*Na Unidade de saúde do Goianã todas as quartas-feiras do mês de outubro os usuários serão orientados sobre câncer de mama e exame de mama e dia 25 de outubro haverá uma palestra sobre o assunto no Cras Goianã.
*No Saboó o Estratégia Saúde da Família realizará atividades nas quintas-feiras, enquanto os pacientes aguardam coleta de exames e consultas.
*No ESF de São João Novo haverá palestras, auto-exame das mamas, prevenção do câncer de mama, colo de útero, coleta de Papanicolau em livre demanda durante a semana toda. No sábado, 21 de outubro, das 8h às 16h, demanda livre para coleta de exame de Papanicolau e exame clínico das mamas.
*No Posto de Saúde de Maylasky, as ações acontecerão durante todo mês de outubro, com destaque para coleta de Papanicolau sem agendamento e solicitações de mamografia para moradores do bairro, além da arrecadação de lenços no comércio local que serão doados ao Hospital do Câncer.

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo, especialmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 64 anos de idade. Mulheres grávidas também podem fazer tranquilamente o preventivo sem prejuízo para si ou para o bebê.

Visando intensificar a coleta de Papanicolau, que nos últimos anos vem sofrendo uma queda, todas as unidades de saúde estarão abertas no dia 21/10, das 8 às 16h, para coleta desse exame em mulheres de 25 a 64 anos.

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário