Colunistas Gran Clinic Saúde

Papanicolaou: por que colher?

Escrito por Gran Clinic

O papanicolaou (ou exame citopatológico) é o método de rastreamento do câncer no colo do útero e deve ser realizado por todas as mulheres que já tiveram relação sexual.

O câncer do colo do útero atinge mulheres geralmente entre 30 e 39 anos e tem seu pico aos 50-60 anos. Em 2010 mais de 18 mil mulheres desenvolveram câncer no colo do útero. A cada ano são registrados cerca de 500 mil novos casos em todo o mundo. É o segundo câncer mais comum em mulheres.

O vírus do HPV (papiloma vírus humano) está relacionado com o câncer do colo do útero, existem mais de 200
tipos do vírus HPV sendo que 30 a 40 subtipos podem afetar a região genital, entre 50% e 80% das mulheres sexualmente ativas entrarão em contato com o vírus em algum momento de suas vidas.

O HPV (papiloma vírus humano) é um vírus que se instala na pele e em mucosas, afeta tanto homens como mulheres e hoje é a doença sexualmente transmissível mais frequente, ou seja, é a principal infecção viral transmitida pelo sexo.

Na maioria das vezes a infecção pelo HPV não apresenta sintomas e é solucionada pelo próprio organismo, entretanto, em alguns casos podem aparecer verrugas genitais, cânceres de colo de útero, vagina, vulva e pênis.

Quando uma mulher entra em contato com o vírus do HPV, se o organismo não resolve a infecção espontaneamente, podem surgir células defeituosas no colo do útero (região inferior do útero que fica em contato com a vagina). Se estas células anormais não forem tratadas elas podem evoluir para um pré-câncer e depois para um câncer, por isso a importância de realizar o exame de papanicolaou.

O objetivo deste exame é fazer a detecção precoce destas células alteradas, permitindo, então, um tratamento adequado para impedir que estas células evoluam para o câncer do colo de útero.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) a realização do exame em todas as mulheres na faixa etária de 25 a 65 anos reduziria a mortalidade por câncer no colo do útero em 80%.

A coleta do exame é simples, feita no próprio consultório ou nos laboratórios e para uma melhor análise algumas normas devem ser seguidas:

  • Não realizar o exame durante o período menstrual,
  • Só colher a amostra após 72h da prática de relação sexual,
  • Não estar fazendo o uso de cremes ou óvulos vaginais por 48h.

As mulheres devem, então, manter em dia o seu acompanhamento ginecológico, para orientações e cuidados com a saúde.

Escrito por:
Dra Gabriela Boufelli de Freitas – CRMSP: 134.895
Dra Laura Penteado – CRMSP: 140.006

Fontes:
FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia)
INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva)
Guia do HPV 2013 (Instituto do HPV

 

Sobre o autor

Gran Clinic

A Gran Clinic - Centro de Excelência Médica Granja Viana, nasceu em 2008, idealizada pelos médicos Francisco Seixas Soares e Fábio Busnardo. O objetivo principal da Gran Clinic é oferecer ao público da Granja Viana e região um atendimento médico especializado, diferenciado e de alta qualidade. Para isto foi montada uma equipe médica experiente, atuante nas melhores clínicas e hospitais de São Paulo.

Deixe um comentário