Metrópole Redação

Periferia de São Paulo ganha guia de empregos

Escrito por Redação

Os moradores da região metropolitana de São Paulo (capital e outras 38 cidades) ganharam uma nova plataforma para procurar emprego: O Guia de Emprego das Periferias (GEP), criado pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias, que foi contemplada pelo Vai-Tec (Programa de Valorização de Iniciativas Culturais), da Prefeitura de São Paulo.

A plataforma foi lançada nesta quarta-feira (24) e, segundo o site do Guia de Empregos, tem o objetivo de encurtar os deslocamentos até o local de trabalho e fazer com que os trabalhadores não percam muitas horas do dia nesse trajeto.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região metropolitana tem quase 20 milhões de habitantes e 1,75 milhão se desloca entre as cidades para trabalhar. A ideia do GEP é diminuir esse êxodo diário.

Vagas

A plataforma gratuita de empregos oferece vagas em bairros periféricos da cidade de São Paulo e nas cidades que formam a região metropolitana.

Na plataforma, as empresas e os empregadores cadastram as suas vagas e os candidatos buscam as melhores oportunidades na região onde vivem.

Os usuários podem filtrar suas buscas por localidade ou nível de ensino. Jovens em busca do primeiro emprego e egressos do sistema prisional podem contar com ofertas preferencias de vagas.

Os empregadores da periferia com oportunidades disponíveis em suas empresas podem usar a plataforma para cadastrar essas vagas.

Semanalmente serão publicadas dicas ou novidades sobre o mercado de trabalho, principalmente no que se refere aos jovens em busca do primeiro emprego e aos egressos do sistema prisional, os dois públicos prioritários da iniciativa. Reportagens sobre moradores que se tornaram empreendedores – e, portanto, empregadores– e criaram seus negócios também irão figurar nesta seção do site.

Com dezenas e dezenas de vagas mapeadas pela rede de 80 muralistas (correspondentes locais da Agência Mural de Jornalismo das Periferias) ao redor de São Paulo, o GEP pretende, acima de tudo, minimizar as desigualdades existentes servindo de ponte entre a oferta e a procura de emprego nessas áreas.

Desemprego em alta

O Guia de Emprego de Periferias é lançado em um momento de desemprego em alta. Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), o número de desempregados saltou de 13,9%, em dezembro, para 14%, em janeiro, na Grande São Paulo. No mesmo período do ano passado, o desemprego era bem menor: 9,8%.

Agência Mural de Jornalismo das Periferias

A Agência Mural foi lançada em 2015 e é um desdobramento do Blog Mural, hospedado no site do jornal Folha de S. Paulo desde 2010. A agência de notícias busca levar informações sobre as periferias de São Paulo ao grande público de um jeito diferente ao dos grandes veículos de comunicação.

Confira algumas das vagas disponíveis na plataforma GEP:
Analista Jurídico – Barueri Assistente Comercial – Barueri
Analista de Planejamento de Tráfego – Barueri
Representantes de Atendimento – Mooca
Operador de Produção – Campo Limpo
Assistente Administrativo – Carrão
Operador de Refrigeração – Embu das Artes
Estagiário em RH – Tatuapé
Vendedor Externo – Pirituba
Recepcionista – Carapicuíba

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário