Meio ambiente Território

Plantio Global 2018 passou pelo Teresa Maia

Escrito por Redação
Dezenas de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica ganharam lugar no Parque Municipal

No último final de semana, o Plantio Global aconteceu simultaneamente em vários países. O Município de Cotia participou da ação pela primeira vez com o plantio de dezenas de árvores e o local escolhido para receber a ação foi o Parque Teresa Maia, no bairro Vila Santo Antônio, na Granja Viana.

A Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, em parceria com o Movimento Transition Towns Granja Viana, organizou o plantio. “Ficamos muito contentes em fazer parte de um movimento tão importante. Cotia é referência quando o assunto é meio ambiente, temos uma vasta área verde, que pretendemos manter e preservar”, disse o secretário de Meio Ambiente e Agropecuária, Major Ricardo Secomandi.

Durante o plantio, inúmeras espécies nativas da Mata Atlântica ganharam seu lugarzinho no parque, como ipê branco e roxo, pau viola, pata de vaca, entre muitas outras. Além do plantio, também houve oficina de minhocário, troca de sementes e piquenique comunitário. Algumas mudas foram plantadas em volta de uma das nascentes do parque, para que o bioma seja preservado.

Os participantes do passeio ciclístico da Granja Viana, organizado pelo Ciclotia e Associação Amigos do Parque CEMUCAM, fizeram uma parada no Teresa Maia para deixar a sua marca e plantar uma muda de árvore.

Fernanda Campos Luiz, gestora ambiental, especialista em educação ambiental, representante do Movimento Transition Towns e cidadã cotiana, contou sobre a emoção de ver o evento acontecendo na cidade. “Estou inebriada de tanta alegria, felicidade e gratidão por agir localmente e pensar globalmente. Uma energia muito boa por estar conectada em uma linda ação com pessoas de diversos municípios brasileiros e de diferentes países”, disse.

Fotos: Vagner Santos

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário