Gastronomia Sofia Kreutz

Polenta Cremosa com Cogumelos Paris

Escrito por Sofia Kreutz

Depois de um longo período ausente eu voltei!!!! E já voltei com uma receita deliciosa, fácil e que garante um super jantar para seus amigos e convidados. Polenta Cremosa com Cogumelos Paris!!!

Vamos à receita?

Ingredientes para a Polenta

– 100 gramas de fubá amarelo (eu usei Polentina)
– 600 ml de leite integral
– Bouquet Garni com ervas de sua preferência
– 1 cebola
– 02 Folhas de Louro e dois Cravos da Índia
– 50 g de queijo Grana Padano ralado na hora
– 50 g de manteiga sem sal
– 40 ml de Creme de leite fresco
– Sal
– Noz Moscada

Ingredientes para o acompanhamento

– 200 g de Cogumelos Paris (ou o funghi que preferir)
– 02 colheres sopa de manteiga
– meio copo de vinho branco
– salsinha e cebolinha (ou ervas frescas que preferir)

Modo de preparo da Polenta Cremosa

Em uma vasilha cubra o fubá com água fria e misture bem, deixe hidratando de 15 a 30 minutos

Em uma panela funda e grande aqueça o leite com o sal, Bouquet Garni, cebola cortada ao meio com os cravinhos espetados nela e as folhas de loro. Assim que ferver, em fogo baixo, acrescente o fubá hidratado e mexa energicamente com um fouet ou uma colher de pau até o fubá cozinhar bem, sem formar grumos. Se for necessário acrescente mais leite para ele ficar com uma consistência mais cremosa. O fubá deve cozinhar em aproximadamente 30 minutos.
Depois de cozido adicionar a manteiga gelada, o creme de leite, queijo ralado e a noz moscada. Mexer bem!!!
Dica: Se quiser deixar a consistência da polenta ainda mais cremosa, passe o mixer rapidamente e volte a mexer com a colher!

Modo de preparo do Cogumelo Paris

Lave os cogumelos em água corrente esfregando os dedos em todo ele, não é necessário usar escovinha. Corte-os em lâminas não muito finas. Em uma frigideira bem quente derreta a manteiga e coloque os cogumelos. Deixe dourar e mexa de vez em quando. Acrescente o vinho branco e deixe apurar ate evaporar todo álcool. Desligue e coloque as ervas, salsinha e cebolinha.

Montagem do prato

Em uma tigela funda e bem bonita coloque a Polenta Cremosa. Em seguida acomode os Cogumelos por cima e se quiser rale mais um pouquinho de queijo. A Polenta deve estar bem quentinha! Aconselho comer com uma colher de sopa, fica mais apetitoso! Chame os amigos, abra um vinho e bom apetite!

Sobre o autor

Sofia Kreutz

Apaixonada pelo universo gastronômico, e também jornalista, comandou o Restaurante Lá em Casa, um espaço aconchegante e especial que servia comidinhas caseiras com um toque Gourmet. Hoje trabalha com nutrição infantil desenvolvendo e preparando cardápios para Escolas, em Feiras Gastronômicas, em parceria com Chefs de Cozinha, e Eventos em geral.

Deixe um comentário