Colunistas Geni Albuquerque Jardinagem

Primavera e a liberdade de florescer!

Escrito por Geni Alburquerque

Escrevo inspirada nos aromas que chegam aos meus sentidos neste final de Inverno, tão promissor em flores, frutos e vidas.

foto2

 

Já perceberam que o ser humano de um jeito ou de outro, taxa, qualifica, separa em grupos, classifica, molda à sua vontade, tudo e todos?

 

foto3

 

E não é de hoje, lá atrás, bem lá atrás, tentam moldar até as plantas através da topiaria que do meu ponto de vista, deveria ser banida deste país e que por consequência, nos faz perder verdadeiros espetáculos na forma de cores, formas, frutos e aromas.

foto4

 

 

No Brasil, Primavera tem nome: Primavera ou Boungainvillea sp., mesmo florescendo também durante o Outono e conhecidas como Flores de papel!

 

foto5foto6

 

 

 

 

 

foto7

foto8

 

 

 

 

 

Infelizmente, a grande maioria desconhece que a nossa brasileiríssima Boungainvillea glabra cuja variedade é típica, sendo na verdade, uma árvore e de grande porte, ainda pode ser conhecida em sua forma original, meio que ignorada (ainda bem!) na Estrada do Capuava, chegando na Raposo.

Agora, se você quer conhecer o maior exemplar, com 18m de altura, terá que ir até Lambari, uma cidade do sul de Minas Gerais.

foto9foto10Como tudo que é belo em nosso país ganha passaporte fácil: muitas hibridações aconteceram lá fora e voltaram ao país, híbridas, felizmente não acontecendo com a Bounganvillea spectabilis, que explode em cores antes das primeiras chuvas da Primavera.

foto11foto12

 

 

 

 

 

foto13

 

Para conferir, é só prestar atenção naquela costumeira parada obrigatória na Raposo, em frente ao Colégio Rio Branco, e se encantar com as diversas cores. Entretanto, se você tem tempo, caminhe pela Granja, vale o passeio enquanto não forem eliminadas para dar espaço a um comércio, Residencial ou Loft, qualquer…   foto14

 

Suas brácteas coloridas e vistosas, abrigam pequeninas flores, que atraem diversas espécies de Borboletas e Beija-flores.

Quer plantar uma em seu jardim também?
Lembre-se, ela deve ser livre e ocupar qualquer espaço disponível, recebendo muito sol o dia todo, de preferência escaldante!

foto15foto16

 

 

 

 

 

 

foto17

 

foto18

 

 

 

Quando sou solicitada a incluir Primaveras em um jardim, procuro plantá-las em taludes quando possível, porque ao mesmo tempo em que se transformam em uma cascata colorida, é possível observar sua majestosa copa de cima.
foto19

foto20

 

 

 

 

Avaliou e percebeu que não tem espaço disponível, mas quer apreciar a beleza da chegada da Primavera?  Sem problemas, nosso país abriga espécies nativas adequadas para as mais diversas ocasiões e espaços disponíveis.

foto21

Muito provavelmente, você se já deparou com sua beleza única, principalmente se percorre a Avenida São Camilo (ninguém merece o que estão fazendo com ela…) precisamente, próximo do Ser-Afim.

foto22

 

 

Seu nome é Petrea volubilis e só apresenta suas flores e cores se for respeitada sua necessidade de sol pleno e liberdade absoluta.

 

foto23

foto24

 

 

 

 

foto25

foto26

 

 

 

 

Além de ser possível acomodar tanta voluptuosidade em um vaso, a cada Primavera você terá um cenário diferente e cada vez mais exuberante, tal como a Primavera à espreita promete para breve!

Sobre o autor

Geni Alburquerque

Autodidata multidisciplinar. Sócia-proprietária da Taúna e consultora em paisagismo ambiental e jardinagem.

Blog: qualidadedevidaejardim.blogspot.com.br

Facebook:
• https://www.facebook.com/qualidadedevidaejardim
• https://www.facebook.com/Paisagismo-e-jardinagem-por-Geni-Albuquerque-393059724187938

Deixe um comentário