Colunistas Esporte Gabriel Medeiros Sem categoria

Primeira etapa do Mundial de Surfe

Escrito por Gabriel Medeiros

A primeira disputa do ano pelo Circuito Mundial de Surfe é dos anfitriões.

A praia australiana de Gold Coast famosa por uma formação rochosa no mar conhecida por Snapper Rocks sediou uma etapa com baterias muito disputadas e um campeão anfitrião, Matt Wilkinson. O “aussie”, nome popular dos surfistas australianos, foi o grande “vilão” dos atletas brasileiros, desbancando o atual campeão mundial nas etapas finais.

O resultado podia ter sido muito melhor para a nação brasileira, pois o jovem surfista de 21 anos Filipe Toledo estava atuando de forma espetacular durante todo o circuito, encantando com suas manobras aéreas. Uma lesão na semifinal contra Matt atrapalhou o desempenho do atleta que machucou a virilha após um aéreo. Filipe continuou até o final da bateria e chegou a estar na frente do australiano, que na última onda virou o placar.

O brasileiro era o favorito na etapa e foi o único a ganhar uma nota 10 com suas ondas e encantar com seu surfe moderno. Mas saiu carregado da água e está fora das duas próximas etapas do torneio, Bells Beach e Margaret River. O surfista foi elogiado pelo pai, que sempre o acompanha em competições, que exaltou o fato de o filho continuar na bateria mesmo com dores.

O campeão também desbancou outro brasileiro e campeão, Mineirinho, além de superar outros adversários muito fortes nas “direitas de Snapper Rocks”, como Kelly Slatter e Taj Burrow. Na final Matt venceu o estadunidense Kolohe Andino em uma bateria muito equilibrada.

Com o título, o surfista somou 10.000 pontos na classificação geral. A etapa rendeu 6.500 pontos para Filipe, 5.200 para Adriano de Souza e apenas 1.750 para os brasileiros Gabriel Medina , Ítalo Ferreira, Wigolly Dantas e Jádson André.

Entre as mulheres, o torneio foi vencido pela Tyler Wright, que superou a forte candidata ao título na final Courtney Conlogue com uma bela onda que lhe rendeu uma nota 8,17. Carissa Moore ficou em terceiro lugar. As brasileiras não estiveram presentes nesta etapa do Mundial.

A próxima etapa do mundial também acontece na Austrália, na praia de Bells Beach entre os dias 24 de março e 5 de abril.

Sobre o autor

Gabriel Medeiros

Granjeiro,18 anos, cheio de sonhos e planos para a Granja Viana. Sempre estudou em escolas da região e este ano presta vestibular para Educação Física. Foi voluntário na área de esportes do Projeto Âncora. Criador e é administrador e autor do blog “Tá Por Dentro?”

http://blogtapordentro.webnode.com

Deixe um comentário