Educação Território

Projeto Filhos de Buda vai selecionar jovens de Cotia

Escrito por Redação

Iniciativa do Templo Zu Lai vai contemplar 26 jovens com bolsa de estudos  e escola de futebol

Nesta quarta-feira (11/07), o Secretário de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia, Cabo Givaldo, e o secretário adjunto da pasta, Gilmar de Almeida, estiveram no Templo Zu Lai para estreitar a parceria da Prefeitura com o Projeto Filhos de Buda [leia mais abaixo]. No encontro, ficou definido que o Projeto vai priorizar jovens de famílias carentes do município de Cotia. “Este é o desejo do Venerável Mestre Hsing Yün [fundador do Templo Zu Lai], como estamos em Cotia queremos servir Cotia”, disse a abadessa Mestra Miao Yen.

O secretário foi recepcionado pela abadessa e pela Mestra Miao You, além dos professores do Projeto, Guerra (preparador físico) e Bruno (técnico). “Este é um projeto maravilhoso que pode contar com o apoio da Prefeitura no que for preciso. Colocamos o nosso estádio à disposição em horários que estejam livres e aproveito para agradecer por todos os projetos que o Templo realiza e apoia em favor da nossa comunidade”, disse o Secretário Cabo Givaldo.

Para a seleção dos 26 jovens, nascidos entre 1999 e 2001, que serão escolhidos para compor a próxima turma do Projeto Filhos de Buda, a Prefeitura de Cotia disponibilizou o Estádio Municipal Euclides de Almeida. A peneira acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de agosto. Mais informações sobre inscrições e horários serão divulgadas nos próximos dias.

“Este projeto estimula o jovem a estudar, pois a permanência dos jovens é atrelada aos estudos e, ao mesmo tempo, incentiva, apoia e garante aperfeiçoamento no futebol”, disse o secretário adjunto Gilmar de Almeida. “E a ideia de priorizar jovens de Cotia surgiu em uma conversa que tive com a Mestra Miao Yen em que vim convidá-la para um evento que vamos promover em agosto”, completou.

O que é o Projeto Filhos de Buda?

Projeto socioeducativo criado pela Associação Internacional Luz de Buda (Blia) e pelo Templo Zu Lai, em 2003, em resposta aos problemas sociais identificados na região do bairro Santa Ângela em Cotia. A iniciativa tem como objetivo possibilitar a formação integral de crianças e adolescentes em situação de risco. Os jovens selecionados precisam demonstrar talento com o futebol, vontade de aprender e de mudar a sua condição socioeconômica.

Os jovens precisam ter concluído o Ensino Médio até a data de início da turma no Projeto. Eles passam dez meses alojados no Templo Zu Lai e seguem a uma rigorosa rotina que inclui horário para levantar, horário de estudos, cada um arruma a sua cama e é responsável pela lavagem de suas roupas. Pela manhã, estudam inglês e mandarim, à tarde, treinam. No período da noite, mais estudo. Às 22h, impreterivelmente, todos vão repousar.

Vencidos os dez meses, os jovens são enviados para Taiwan, onde cursam o ensino superior em Administração em Turismo, recebem uma bolsa e continuam treinando futebol. Voltam ao Brasil formados e com inglês e mandarim fluentes. Alguns despontam no esporte e são convidados por clubes.

Foto: Divulgação

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário