Colunistas Gastronomia Sofia Kreutz

Risoto de Linguiça Calabresa e Abóbora

Escrito por Sofia Kreutz

Dia das mães chegando e você pode surpreendê-la com um delicioso Risoto de Calabresa com Abóbora e Rúcula… afinal, Mãe merece tudo de melhor nesse mundo! Então, vamos encher seu coração de alegria com esse prato especial é muito saboroso!

Ingredientes:

– 300 g de arroz Carnaroli ou Arbóreo
– 01 gomo de linguiça calabresa (se for artesanal melhor ainda)
– 300 g de abóbora pescoço ou paulista
– 01 cebola média bem picadinha
– 60 g de manteiga
– 01 taça cheia de um bom vinho tinto (isso mesmo! Vinho tinto para tingir o risoto)
– 2 litros de caldo de legumes (dê preferência ao caldo natural, feito do próprio legume)
– 50 g de Parmesão ralado na hora
– salsinha e cebolinha bem picadas
– sal e pimenta rosa a gosto
– azeite
– folhas de rúcula

Modo de Preparo:

Em uma panela prepare o caldo de legumes. Retire a “pele” da linguiça e corte em rodelas não muito finas e doure em uma frigideira grande e funda com um pouco de azeite. Reserve.
Na mesma panela derreta metade da manteiga, acrescente a cebola e deixe dourar, então acrescente o arroz mexendo sempre.

Quando os grãos estiverem com uma aparência brilhosa e translúcidos, adicione o vinho tinto e continue mexendo até evaporar todo álcool. Em seguida, regue com uma concha de caldo de legumes até o arroz absorver todo caldo. Nesse momento acrescente a abóbora já cortada em cubos e continue regando o arroz com conchas do caldo até ele ficar “al dente”.

Ele pronto, acrescente o restante da manteiga no meio do risoto, a salsinha e a cebolinha, pimenta rosa a gosto e corrija o sal. Mexa suavemente para os ingredientes incorporarem. Acrescente o parmesão ralado e as folhas de rúcula. Sirva em seguida em um belo prato fundo! O Risoto deve ter uma textura sempre cremosa!

Sobre o autor

Sofia Kreutz

Apaixonada pelo universo gastronômico, e também jornalista, comandou o Restaurante Lá em Casa, um espaço aconchegante e especial que servia comidinhas caseiras com um toque Gourmet. Hoje trabalha com nutrição infantil desenvolvendo e preparando cardápios para Escolas, em Feiras Gastronômicas, em parceria com Chefs de Cozinha, e Eventos em geral.

Deixe um comentário