Colunistas Gastronomia Sofia Kreutz

Risoto de Paio com Abóbora e Pimenta Rosa

Escrito por Sofia Kreutz

AbóboraPaioFriozinho querendo chegar, acanhado, porém, despertando aquela vontade de comidinhas aconchegantes.

Separei uma das minhas receitas favoritas de risoto para essa ocasião: Risoto de Paio curtido no vinho tinto com abóbora e pimenta rosa. Um show de sabores e aromas. Vamos à receita:

Ingredientes

250 a 300 gramas de arroz arbório
01 xícara de vinho branco
01 Paio
01 xícara de vinho tinto
½ cebola picadinha
200 gramas de abóbora (de sua preferência)
Pimenta rosa (um punhadinho)
1 litro de caldo de legumes (Caseiro ou em tablete)
Folhas de Rúcula para enfeitar

Modo de preparo:

Corte o paio em rodelas não muito finas. Frite-as no azeite com um pouco de cebola e acrescente o vinho tinto. Deixe evaporar o álcool e reserve numa vasilha.

Numa panela funda frite a cebola no azeite e refogue o arroz arbório juntamente com os pedaços de abóbora. Acrescente o vinho branco e deixe evaporar o álcool. Então aos poucos acrescente o caldo de legumes e mexa constantemente.
Assim que perceber que o caldo esta secando acrescente mais. Repita este processo até perceber que o arroz esta cozido ( o melhor ponto de um risoto e deixá-lo um pouco durinho). Acrescente o paio reservado e o punhado de pimenta rosa e mais um pouco de caldo. Mexa, desligue o fogo e deixe a panela tampada por alguns segundos até apurar os sabores e aromas.
O risoto deve ter um aspecto cremoso e nunca seco. Disponha o risoto em cumbucas e enfeite com folhas de rúcula e azeite. Bom apetite.

Sobre o autor

Sofia Kreutz

Jornalista e amante do universo gastronômico. Comandou o restaurante Lá em Casa, um lugar aconchegante e especial de comidinhas caseiras com toque gourmet. Faz menus para eventos e jantares, e é responsável pela linha de chutneys e molhos especiais da marca Lá em Casa Homemade Gastronomia!

Deixe um comentário