Saúde Território

Secretaria do Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia informa

Escrito por Redação

A Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária reitera a informação que o município de Cotia não possui nenhum registro de casos de febre amarela. Todos os macacos encontrados e resgatados para análise foram em grande parte vítimas de maus tratos. E os outros completaram o ciclo natural de vida.

Com relação ao fechamento do Parque Cemucam, o secretário do Meio Ambiente de Cotia, Major Ricardo Secomandi, lembra que a área pertence a Prefeitura do Município de São Paulo e a ação foi tomada em função da confirmação da morte de 10 macacos por febre amarela, registrados na cidade de Itapecerica da Serra.

“O fechamento do Cemucam foi uma medida preventiva tomada pela Prefeitura de São Paulo, pois as matas e florestas que formam o cinturão verde não possuem uma limitação física. Logo, os mosquitos Haemagogus e o Sabethes – que são os vetores da doenças em áreas silvestres- , podem circular pelas áreas vizinhas. Por isto, os macacos são as primeiras vítimas”. E ressalta: “Os primatas não transmitem a doença, ele são na verdade um alerta para possíveis focos. E em Cotia não temos nenhum caso registrado”

Para aqueles que utilizavam a área do Cemucam para treinos ou prática esportiva e, que por ventura encontre na Reserva Ambiental do Morro Grande uma alternativa, seguem abaixo alguns cuidados:

1. Se não tomou a vacina, procure um posto de saúde mais próximo da sua casa
2. Use repelente
3. Opte por roupas de mangas compridas

A cidade de Cotia já vem trabalhando em ações de prevenção e intensificou com a campanha de vacinação da Febre Amarela em todos os postos de saúde, que segue até 29 de dezembro de 2017. Porém, como ela faz parte do calendário nacional de vacinas, continua disponível em todos os postos de saúde.

Outra ação importante foi a operação realizada no começo de dezembro na Reserva Ambiental do Morro Grande com a participação da Guarda Civil Municipal e a Polícia Ambiental do Estado. Um grupo com cerca de 40 homens percorreu a área e não encontraram nenhum primata morto.

Importante

Além da prevenção é preciso manter longe o mosquito transmissor desta e outras doenças . E para isto, você e toda a população tem um papel fundamental. Os cuidados são diários! Não deixei que sua casa se torne um foco de transmissão. Por isto:

1. Mantenha a caixa d’agua sempre limpa e fechada
2. Não deixe acumular água em pneus
3. Coloque areia ou pó de café nos vasos de plantas
4. Remova galhos e folhas das calhas
5. Não deixe acumular água em garrafas, vasos, latas, baldes – procure deixá-los de cabeça para baixo
6. Feche bem os sacos de lixo

Mais informações:
Major Ricardo Secomandi – 4614-4014 | 11 96310-7370
Denúncia: 0800-878 1100
majorsecomandi@cotia.sp.gov.br

 

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário