Coletivo Colunistas Isabela Menezes

Sete anos de EcoFeira!

Escrito por Isabela Menezes

Passou tão rápido.

Olho para o mundo de hoje e tento buscar na memória o mundo de sete anos atrás.

Estávamos começando o Movimento das Cidades em Transição na Granja Viana.

Tudo muito novo, tod@s na maior animação…. Sonhando muito com uma Granja mais
forte, unida e conectada! Falar de sustentabilidade, economia local, ação conjunta ahá sete anos, ainda parecia uma coisa estranha dentro do mundo do individualismo que criamos.

Mas voltando para a razão dessa coluna: lembro bem do dia em que a Sílvia Rocha entrou na nossa reunião semanal do Transition, contando que tínhamos que agir porque a Família Dias estava querendo vender suas terras por ter dificuldade de vender seus produtos orgânicos.

Foi como se um relâmpago tivesse caído entre nós. Daí para a Feira acontecer, foi rápido, e este mês de setembro vem para celebrar sete anos dessa ação em prol do produto local, do pequeno produtor familiar, dos produtos orgânicos e artesanais e dos muitos artesãos e artistas da nossa região.

Passamos por tudo nesses sete anos: mudamos de local várias vezes, aumentamos e diminuímos de tamanho várias vezes, voluntários vieram e se foram, muitas bandas e eventos nos acompanharam, ganhamos o Parque Teresa Maia para poder virar uma feira semanal, barracas voaram para dentro do lago em dias de vento……tantas histórias. Mas estamos aí! Firmes e incansáveis!

E falando de histórias, são elas que iremos contar. Para celebrar esses sete anos,
amigos queridos da EcoFeira estão escrevendo sobre esses incríveis EcoFeirantes!

Muito estão com a gente desde o início, firmes e fortes! E todos tem uma história incrível para contar.

Eu sou voluntária desse grupo com muito amor e alegria. Acredito nesse projeto de coração. Dentro de mim mora uma certeza absoluta da importância de valorizar e prestigiar o que é local e artesanal, o que é orgânico e natural.

Fortalecer nossa economia local, fazendo nossos recursos circularem localmente é a mais rica e inteligente atitude de uma comunidade.

Quero te falar que essa feira é feita com muito amor e um esforço incrível de todos.

A todos nós que colocamos nosso amor nesse evento, eu saúdo!

Que venham mais sete!

Na foto em destaque, de Alberto Lefevre: Isabela Menezes com Regina Machado, Caroline Florencio e alunos do Âncora.  

E vamos comemorar:

21740193_10214562407079206_2545822068974449489_n

 

Sobre o autor

Isabela Menezes

Cursou Educação Gaia (www.gaiaeducation.org), baseado em currículo do GEESE (Global Educators for Sustainable Earth) que desenvolvem cursos em design e desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis.
Atua com o desenvolvimento de projetos de educação para sustentabilidade e responsabilidade social pela Oficina da Sustentabilidade (www.oficinadasustentabilidade.com.br).
É articuladora e facilitadora da rede nacional do Transition Towns Brasil e uma das iniciadoras do movimento na Granja Viana – SP.

Transition Granja Viana: http://transitiontownsgranjaviana.blogspot.com.br/

Deixe um comentário