Cultura e lazer

Sonho de Uma Noite de Verão e Magias no Teatro Raposo – Sala Irene Ravache

Escrito por Redação
Com o grupo Trapiche, peça traz atriz da novela Carinha de Anjo (Bruna Ximenes) no elenco e se inspira em Shakespeare para contar a história de dois casais que fogem por uma floresta mágica

Estreado em 2 de junho, o Grupo Trapiche apresenta, Sonho de Uma Noite de Verão e Magias, que se inspira no clássico de Shakespeare, oferecendo uma versão ao público cheia de encantamento. Gabriel Catellani, da Cia do Ator, foi convidado para dirigir a montagem e assinar o texto. O elenco é formado por Beto Brandão, Bruna Ximenes, Cícero de Andrade, Glauber Silva, Mariana Moraes, Mauro Monezi e Renata Cristina.

A história se passa numa floresta encantada, em um universo de duendes e fadas. O duende Puck conduz a narrativa e conta ao público o que está acontecendo na Floresta Mágica: quatro jovens resolvem fugir para concretizarem o verdadeiro amor. No meio da floresta, repleta de fadas, elfos, duendes e moiras, os jovens, acompanhados de Titânia, a rainha das fadas, e Oberon, rei dos duendes, vivem aventuras, transformações mágicas e poesia.

O Grupo Trapiche já fez uma montagem de Sonho de Uma Noite de Verão, mas essa é uma peça completamente diferente da primeira, com roupagem e textos que se distanciam da mesma.

Música e aproximação
Apesar de criar uma história que se distancia do original de William Shakespeare, Gabriel diz que se inspirou em alguns elementos e em todo o cenário lúdico e mágico que o dramaturgo inglês apresenta em seu texto.

Para criar uma rápida identificação com o público infantil, o diretor usa o duende Puck como elo, além de trazer as músicas (também criadas por Gabriel Catellani especialmente para a montagem) como um dos fios condutores da história. Cantadas ao vivo pelo elenco, Gabriel explica que “as canções nos ajudam a contar a trama, além de dar um clima mais divertido ao espetáculo e prender a atenção do público. Elas estão lá porque têm uma função super importante e não são apenas alegorias”. O cenário traz a representação da floresta e, por meio de telas, projeções ajudam a dar o clima de magia, reforçado com o uso de muita luz negra e figurinos com cores fortes e vibrantes.

“Tenho um trabalho muito consistente dentro da Cia do Ator, com peças que já foram vistas por milhares de pessoas pelo Brasil. E sempre trabalho com espetáculos que tem um acabamento visual muito caprichado e minucioso, além, é claro, do trabalho do ator. Tem sido uma troca muito bacana com os profissionais do Trapiche nessa montagem e, com certeza, quem mais irá ganhar nesse processo é o público, com um espetáculo de beleza plástica e que conversa com públicos de todas as idades”, afirma Catellani.

Serviço:
SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO E MAGIAS
Sábados, 16 horas, no Teatro Raposo.
Temporada – Até 21 de julho
Duração – 60 minutos.
LIVRE
Ingressos – R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia).
Texto, direção e músicas – Gabriel Veiga Catellani.
Elenco – Beto Brandão, Bruna Ximenes, Cícero de Andrade, Glauber Silva, Mariana Moraes, Mauro Monezi, Renata Cristina.
Diretora de Produção – Vania Bastian.
Produtora Executiva – Nayana Gomes.
Realização – Grupo Trapiche.

Teatro Raposo – Rodovia Raposo Tavares, km 14,5. Telefone – (11)3732-9006

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário