Gastronomia Sofia Kreutz

Sopa Creme de Couve-flor com Páprica defumada

Escrito por Sofia Kreutz

Receitas fáceis, nutritivas, gostosas e excelentes para esquentar a alma e o coração são minhas preferidas! E aí vai uma receitinha assim: Sopa Creme de Couve -Flor com Páprica Defumada.

Ingredientes:

– Um maço grande de couve-flor
– 1/2 cebola bem picadinha
– 2 dentes de alho amassados
– 200ml de leite integral
– 100 gr de um bom queijo parmesão ralado na hora
– Azeite
– Sal
– Páprica defumada

Dica: Eu gosto de usar diferentes temperos e especiarias para aromatizar o prato. Sendo assim, você também pode usar pitadas de cominho, louro, noz moscada…para dar perfume e intensificar o sabor.

Modo de Preparo:

Separe os buquês da couve flor e lave bem. Reserve. Em uma panela grande e funda, frite com azeite ou manteiga a cebola e o alho. Acrescente os buquês e mexa rapidinho para dar uma douradinha. Em seguida acrescente o leite integral e complete com água até cobrir os buquês. Tempere com sal, pitadas de especiarias como noz moscada, louro, cominho ou temperos de sua preferência.

Tampe a panela e deixe cozinhar até que os buquês de couve-flor estejam bem macios. É importante observar o caldo e não deixar secar pois é preciso ficar caldo suficiente para que se conserve a textura de sopa creme.

Após a couve flor cozida, desligue a panela e bata levemente com mixer todos os ingredientes. A textura deve ficar de uma sopa cremosa. Acrescente o queijo parmesão ralado, mexa bem e finalize com a páprica defumada! A páprica dará uma picância super gostosa!

Escolha um prato ou bowl bem bonitos e sirva bem quentinha!

 

Sobre o autor

Sofia Kreutz

Apaixonada pelo universo gastronômico, e também jornalista, comandou o Restaurante Lá em Casa, um espaço aconchegante e especial que servia comidinhas caseiras com um toque Gourmet. Hoje trabalha com nutrição infantil desenvolvendo e preparando cardápios para Escolas, em Feiras Gastronômicas, em parceria com Chefs de Cozinha, e Eventos em geral.

Deixe um comentário