Coletivo Colunistas Isabela Menezes

Tempos extraordinários!

Escrito por Isabela Menezes

Que maravilha de momento estamos vivendo!!

Não, eu não estou sendo sarcástica!

Esse é um momento realmente incrível!

Uma transição das mais importantes que nosso país está encarando.

Nunca vi, nos meus 52 anos de vida, tanta gente discutindo, tomando partido, refletindo e se importando realmente com os rumos e os políticos do país.

É hora de se reinventar! E se você anda só reclamando e pensando em mudar de país, está perdendo a chance de deixar um legado incrível para nosso Brasil tão fantástico. País que abraçou todas as raças do mundo e que tem a maior diversidade social, ambiental e cultural do mundo!

Temos mais é que vibrar a cada descoberta de corrupção, a cada pessoa presa, a cada abertura de processo para investigação, porque estamos colocando o país na luz, na clareza!

Depois de 40 anos da ditadura é o momento de revisar os valores que temos sobre a democracia, aprofundar esse estudo e essa vivência. E o que são esses abusos de todos os lados que andamos vendo, se não o aprendizado que tanto precisamos. Abusa justiça, abusa governo, abusa imprensa, abusam militantes, população…. todos em pleno aprendizado.

Precisamos aceitar e reconhecer, por mais difícil que seja, que o sistema político do país está quebrado e não nos serve mais.

Reconstruir a confiança lidando com a verdade de que o nosso governo nos espelha nas pequenas corrupções do dia a dia, só que em outra escala. Porque é a corrupção que mata a confiança e sem ela não andaremos para frente!

E entender que toda a negação, a raiva e a depressão que vemos por aí, nas redes sociais, nas ruas e avenidas, fazem parte do processo. Sem essas etapas não conseguiremos criar um novo futuro, um novo caminho.

Que as pessoas de bem invadam a nossa política! Que novos candidatos tenham a oportunidade de entrar no sistema e mudar tudo!!
Renovar tudo e acreditar.

Um mundo mais colaborativo está crescendo e você pode fazer parte dele. Basta se envolver.

Aproveite e mude seu voto para onde você mora! O Movimento Voto onde Moro, te convida a exercer a sua cidadania, cuidando e pensando no seu território.

VOTO ONDE MORO

Voto Onde Moro é um movimento idealizado pelo Transition Granja Viana para incentivar os moradores dos municípios que compõem a Granja Viana a transferir seus títulos de eleitores para os municípios onde moram: Cotia, Carapicuíba, Jandira, Embu das Artes, Itapevi e Osasco.

Voto Onde Moro é um exercício de cidadania, de acompanhar, interagir e fiscalizar nossos municípios, nossas necessidades, nossos governantes, nossas leis e suas aplicações.

Neste ano de 2016, o prazo limite para transferir o título para a cidade onde você mora é 4 de maio!

SERVIÇO
Transferência de título de eleitor

Descrição:
É o ato pelo qual o eleitor solicita a transferência do título eleitoral em caso de mudança de sua residência para outro município.

Requisitos:
1. Comparecer ao Cartório Eleitoral ao qual pertence sua residência.
2. Residir, no mínimo, há três meses no município.
3. Ter transcorrido, no mínimo, um ano da data do alistamento ou da última transferência.
Excetua-se desta hipótese o eleitor servidor público civil, militar e autárquico, ou membro de sua família, que por motivo de remoção ou transferência tenha mudado de domicílio.

Atenção:
Somente o interessado pode fazer a solicitação deste serviço. Não é permitido solicitá-lo através de procurador.

Documentos:

  •  Documento de identificação original. São aceitos:
    1. RG.
    2. Certidão de Nascimento (se solteiro) ou de Casamento.
    3. Carteira de Trabalho e Previdência Social.
    4. Carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional (OAB, CRM, CREA etc).
    5. CNH.
    6. Passaporte, desde que contenha todos os dados necessários à qualificação do requerente, inclusive a filiação.

Atenção:
Se houver alteração do nome do eleitor, a mudança deverá ser devidamente comprovada. Ex.: certidão de casamento, sentença judicial etc.

  • Comprovante de residência – original, atualizado e em nome do eleitor.
    Na hipótese de o eleitor residir com os pais ou outro familiar, deverá apresentar, juntamente com o comprovante de residência, documento que ateste a filiação ou parentesco.
    Poderão ser aceitos: contas de água, luz, gás, telefone, envelopes de correspondência, entre outros.

Atenção:
Os documentos devem ser apresentados em original, estar legíveis, sem abreviaturas e em bom estado de conservação, dentro do prazo de validade. Eventualmente poderá ser solicitada cópia.
Obs.: Verifique onde fica o Cartório Eleitoral do município onde você mora e seu horário de funcionamento!

As transferências encerram-se dia 4 de maio de 2016!

Sobre o autor

Isabela Menezes

Cursou Educação Gaia (www.gaiaeducation.org), baseado em currículo do GEESE (Global Educators for Sustainable Earth) que desenvolvem cursos em design e desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis.
Atua com o desenvolvimento de projetos de educação para sustentabilidade e responsabilidade social pela Oficina da Sustentabilidade (www.oficinadasustentabilidade.com.br).
É articuladora e facilitadora da rede nacional do Transition Towns Brasil e uma das iniciadoras do movimento na Granja Viana – SP.

Transition Granja Viana: http://transitiontownsgranjaviana.blogspot.com.br/

Deixe um comentário