Educação Metrópole Território

Vai fazer o Enem? Veja dicas para se sair bem na prova

Escrito por Redação
Especialistas do Pré-Vestibular Objetivo Cotia falam sobre redação e dão dicas para os estudantes

Na reta final para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste domingo (5), a dica dos especialistas para os estudantes é tentar, ao máximo, manter a calma, acreditar na sua capacidade e controlar a ansiedade.

Uma das principais preocupações dos estudantes é a redação, pois ela pode definir seu ingresso na universidade. Isto porque a excelência nesta parte da prova garante uma maior pontuação do que gabaritar nas demais matérias. Sem contar que a nota zero na redação desclassifica o candidato, pois de acordo com a metodologia do Enem, a redação sozinha vale mil pontos.

“Diferente do Fuvest, vestibular mais concorrido de São Paulo, que aborda temas universais e atemporais, o Enem tem tradição de eleger temas atuais e muitas vezes polêmicos, pois ele trata de problemas sociais e deseja ver no candidato uma postura cidadã diante dos problemas que nosso país enfrenta”, lembra a professora e coordenadora do Pré-Vestibular Objetivo Cotia, Irina Wolynec.

Vale lembrar que com as mudanças no sistema de avaliação deste ano, com prova em dois dias, a redação será no primeiro final de semana, junto com Linguagens e Ciências Humanas. O estudante terá 5h30 para fazer a prova. Para a coordenadora, a mudança foi positiva. “O aluno ganha uma semana a mais para poder rever alguma matéria e sanar dúvidas, descansar”.

A dica dos professores do Colégio Espaço Potencial Objetivo Cotia para o estudante se dar bem na redação, entre outras coisas, é ler o tema assim que receber o caderno de questões. “O momento de executar o texto depende do domínio que o candidato possui do tema. E da ansiedade natural para fazer uma boa redação”, comenta Irina.

Mas é preciso ficar atentos em algumas questões que antecedem a prova como separar o documento e não esquecer caneta preta de tubo transparente. “Isto parece bobagem, mas todo ano temos alunos atrasados e problemas nos locais de prova que são amplamente divulgados”, diz Irina. Que diz ainda: “É sempre bom lembrar que as parafernálias tecnológicas devem ser deixadas em casa. Não é à toa que há detector de metais nos locais de prova e até moeda em bolso pode desclassificar candidato”.

Veja orientações para a redação:

1. Leia o tema antes dos textos motivadores e identifique-o claramente. Exemplo de 2015: não era violência contra a mulher, mas a continuidade disso;
2. Divida o tempo para fazer a redação em 1h10min e acompanhe as marcações em lousa feitas pelos fiscais;
3. Importante ressaltar que são disponibilizadas apenas 30 linhas para a redação;
4. Use a folha de rascunho para estruturar o texto. Uma boa estrutura consiste em quatro parágrafos com variação entre cinco e sete linhas cada;
5. Interessante elaborar um projeto de texto seguindo ordem e respondendo os cinco quesitos analisados. São eles:
a) Ação – o que deve ser feito
b) Quem (agente) deve colocar em prática a ação
c) Modo/Meio que fala sobre como fazer
d) Efeito/ Resultado: o que se espera
e) Detalhamento, onde o estudante deve explicar a ação e dar mais detalhes sobre o modo ou meio;
6. Por fim, mesmo que você não conheça o tema, a partir de uma leitura atenta e crítica dos textos motivadores, é possível escrever uma boa redação.

Apostas

Fórmulas, teorias e regras gramaticais não devem ser o único foco de quem está se preparando para fazer o Enem. A prova costuma abordar assuntos do cotidiano, tanto em perguntas específicas quanto em textos que subsidiam as questões. Temas frequentes como água, meio ambiente e aspectos da população brasileira e atualidades são abordados na prova. Por isso, a sugestão dos professores é que os alunos acompanhem de perto os principais acontecimentos no Brasil e no mundo e leiam jornais.

Já o tema da redação é sempre o mais aguardado e também motivo de maior tensão e ansiedade. Vale lembrar, que o do ano passado, intolerância religiosa, estava na lista dos temas apontados pelos especialistas Pré-Vestibular Objetivo Cotia. E para ajudar os estudantes, os professores listaram os mais prováveis para este ano.

1) Homofobia
2) Idoso e reforma da previdência
3) Crise do sistema carcerário
4) Violência contra o indígena
5) Mobilidade urbana no Brasil
6) A inclusão da pessoa com deficiência

Dicas e instruções gerais para o dia da prova

O Colégio Espaço Potencial Objetivo Cotia será um dos locais utilizados pelos alunos de Cotia para a prova. Os portões abrem às 12 horas e fecham rigorosamente às 13 horas. A dica é ficar atento para os horários de ônibus e outros meios de transporte para chegar ao local da prova com tempo hábil.
Nesta última semana a dica dos professores é acima de tudo muita atenção, tranquilidade e confiança durante a prova. “Acredite sempre em você.”

E não esqueça:

· Seja nesta ou em qualquer outra prova: ler o enunciado da questão com atenção, grifando palavras essenciais caso seja uma pergunta extensa, pois muitos não identificam claramente o objetivo da questão;
· Treinar questões com nível de maior dificuldade no Enem
· Ficar atento que, em muitos exercícios, há aspectos que excluem algumas alternativas.

Documentos

Identidade original, oficial e com foto (RG, CNH, certificado de reservista, passaporte, carteira de trabalho, entre outros). Não são aceitas cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto. Quem perdeu ou teve o documento roubado deve apresentar boletim de ocorrência expedido no máximo há 90 dias;

É proibido

1. Usar celular ou qualquer aparelho eletrônico durante a prova
2. Lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares.

Programe-se

Provas
5 e 11 de novembro de 2017 – dois domingos consecutivos
5/11 – Linguagens e códigos, Redação e Ciências Humanas
12/11 – Matemática e suas tecnologias e Ciências da Natureza

Horários
12h – Abertura dos portões
13h – Fechamento dos portões
Até às 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
13h30 – Início das provas
19h – Término das provas em 5/11
18h – Término das provas em 12/11
Resultado: 19 de janeiro de 2018

Acompanhe pelas redes sociais

Facebook: PotencialCotia | www.potencialobjetivocotia.com.br

Imagem: divulgação

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário