Coletivo Colunistas Isabela Menezes

Vamos falar de Água?

Escrito por Isabela Menezes
Água cai do Céu e vem de graça, ainda!

Demos muita sorte não é? Muita sorte mesmo!
Choveu bastante em todo o estado, muito em função do El Niño e todos nós respiramos aliviados.

A ideia de ficar sem água assusta, e muito.

Mas não é hora de relaxar, primeiro porque esse refresco pode durar pouco tempo, pois as reservas não estão tão altas assim para suprir nossa ainda crescente demanda e segundo, porque não é uma questão se a água está ou não saindo fácil da torneira! É porque temos que mudar nossa relação com os recursos do planeta e ter respeito e um uso racional dos mesmos.

Água cai do Céu e vem de graça, ainda! Então porque não fechar esse ciclo?

Em 2014, o Transition da Granja Viana trouxe o Professor Edison Urbano, do Sempre Sustentável, para ensinar a algumas poucas pessoas a fazer um sistema caseiro, e de baixo custo, de captação de água de chuva.

Foram três dias de aprendizado e um sistema instalado em casa.foto1

Meu marido aprendeu e replicou para meus vizinhos, primos e mais uma turma que quis aprender.foto3

Nesse meio tempo, montamos outro sistema que fica dentro do jardim, o que me faz ter agora quase 1.000 litros de água, que passou por um filtro de matéria orgânica e que está devidamente guardada.

No meio de todo esse aprendizado, a nossa relação com a água mudou, aprendemos a economizar, a valorizar, a estocar e a apreciar de uma nova maneira o banho, mesmo que ele agora seja mais rápido.

Eu mandei essa história, juntamente com a do Transition da Brasilândia, para o livro do Transition Towns que foi lançado para a COP21 e foi um barato poder espalhar essa inspiração.

captura-de-tela-2016-09-15-as-13-07-43Meu marido se inscreveu para carregar a tocha Olímpica e foi selecionado. Ele respondeu à pergunta: “O que você faz pelo seu planeta?” e contou que economizava água e ensinava outras pessoas a construírem o sistema de captação de água para ajudar o planeta.

Carregou a Tocha em Osasco e disse que foi uma das grandes emoções da vida dele.

Hoje ele é o nosso professor e junto com o vizinho Leonardo, que aprendeu com ele, serão os professores do próximo curso que se aproxima.

Tem mais gente querendo aprender e, o principal, querendo colocar a mão na massa e fazer sistemas mais inteligentes para suas residências.cartaz-cortado

E você? Vai se animar?
Inscreva-se aqui.

Vai ser divertido.

Porque água cai do céu e é de graça!

A Natureza agradece!

cartaz-patrocinio

 

Sobre o autor

Isabela Menezes

Cursou Educação Gaia (www.gaiaeducation.org), baseado em currículo do GEESE (Global Educators for Sustainable Earth) que desenvolvem cursos em design e desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis.
Atua com o desenvolvimento de projetos de educação para sustentabilidade e responsabilidade social pela Oficina da Sustentabilidade (www.oficinadasustentabilidade.com.br).
É articuladora e facilitadora da rede nacional do Transition Towns Brasil e uma das iniciadoras do movimento na Granja Viana – SP.

Transition Granja Viana: http://transitiontownsgranjaviana.blogspot.com.br/

Deixe um comentário