Agenda

24 e 25/11 – Carapicuíba realiza Festa de Santa Catarina em homenagem à padroeira da Aldeia

Escrito por Redação

Nos dias 24 e 25 de novembro, Carapicuíba realiza mais uma edição da Festa de Santa Catarina, em homenagem à padroeira da Aldeia Jesuítica. Com organização da Comunidade Santa Catarina e apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a festividade tem início às 11h, na Praça da Aldeia.

A programação começa no domingo, 24, às 11 horas, com benção dos objetos de devoção e almoço festivo. Já na segunda-feira, dia 25, às 19h30, a festa traz a procissão e Santa Missa presidida pelo Padre Luiz Rogério, às 20h.

História da padroeira

Santa Catarina, também conhecida como “A Grande Mártir Santa Catarina”, nascida em Alexandria, cidade egípcia, foi instruída na fé cristã. Declarou seu amor a Jesus e Lhe prometeu fidelidade, não se entregando a nenhum homem.

Aos 17 anos, Catarina sofreu perseguição do Imperador Maximino Daia – grande contestador da fé cristã – que encantado com sua beleza e apaixonado, recebeu rejeição ao seu pedido de casamento. Inconformado, o imperador romano convocou 50 filósofos com a missão de convencerem a jovem sobre a inexistência de Deus. Entretanto, Catarina, com sua inteligência, conhecimentos filosóficos e sobretudo amparada em sua fé, reverteu a situação e converteu os 50 homens ao cristianismo.

Maximino derrotado e enfurecido, ordenou morte aos sábios e condenou Catarina ao suplício da roda (conjunto de quatro rodas com pontas de ferro). Porém, ao iniciarem a tortura, um raio destruiu as rodas ao pequeno sinal da cruz e à oração de Catarina. Essa passagem na vida da Santa é considerada prova da fé e devoção a Cristo.

Por fim, o dia 25 de novembro foi então dedicado à Santa Catarina de Alexandria, após sua decapitação, também ordenada pelo imperador.

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário