Cinema Colunistas Délia Costa

9ª Mostra Ecofalante de Cinema Edição Virtual

Escrito por Délia Costa
MAIS IMPORTANTE EVENTO SUL-AMERICANO DEDICADO À TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL

Totalmente gratuito

Ao longo das seis semanas do evento, os títulos ficam disponíveis sempre às 15h, por períodos de 24 horas.

Até 11 diferentes sessões por dia.

* A programação é totalmente gratuita e promove exibições e debates em plataformas digitais
* Mostra Ecofalante de Cinema acontece até 20/09

Todas as exibições e entrevistas poderão ser acessadas na plataforma Ecofalante pelo endereço www.ecofalante.org.br e os debates serão transmitidos ao vivo no Facebook (facebook.com/mostraecofalante) e no Youtube (youtube.com/mostraecofalante). Os filmes também poderão ser acessados pela Videocamp e pela Spcine Play.

Os debates da mostra Ecofalante serão imperdíveis e serão realizados sempre às quartas-feiras e sábados, conforme a programação abaixo:

15/08 (sábado), às 19h: Economia – Financeirização do Mercado Imobiliário
19/08 (quarta), às 19h: Economia – Privatização da água e interesses corporativos
22/08 (sábado), às 17h: Emergência climática – Emergência climática e o Green Deal
26/08 (quarta), às 19h: Ativismo: Ativismo em tempos não-democráticos
29/08 (sábado), às 19h: Trabalho: Aceleração da precarização e Sinais de Resistência
02/09 (quarta), às 19h: Povos e Lugares: Migrações no século 21
05/09 (sábado), às 19h: Consumo: É possível mudar o paradigma do consumo?
09/09 (quarta), às 19h: Tecnologia: Qual é a real influência dos influencers?

Destaque para os filmes:

Dia 15/8/2020 : Tomates, Molho e Wagner

 

Selecionado para representar a Grécia no Oscar, Tomates, Molho e Wagner conta a história do engenhoso plano de dois primos gregos: com a ajuda de cinco mulheres de um pequeno povoado rural, pretendem invadir o mercado mundial com seus tomates orgânicos para sobreviver à austeridade e revitalizar o comércio de seu pequeno vilarejo grego.

Principais Festivais e Prêmios
Visions du Réel – SuíçaBerlinale – Festival de Berlim – AlemanhaSarajevo Film Festival – Bósnia e HerzegovinaThessaloniki Documentary Festival – Grécia

Trailer:
https://ecofalante.org.br/filme/tomates-molho-e-wagner

 

Dia 16/8/2020: Push: Ordem de Despejo

Os preços de imóveis estão disparando em cidades ao redor do mundo. A renda do cidadão comum, não. Push: Ordem de Despejo lança luz sobre um novo tipo de proprietário sem rosto, sobre nossas cidades cada vez mais inabitáveis e uma crise crescente que afeta todos nós. O filme acompanha Leilani Farha, relatora especial da ONU sobre o Direito à Moradia, em suas viagens pelo mundo, tentando entender quem está sendo expulso das cidades e por quê. “Eu acredito que há uma enorme diferença entre a habitação como uma mercadoria e o ouro como uma mercadoria. O ouro não é um direito humano; a habitação, sim ”, diz Leilani.

Principais Festivais e Prêmios
Hot Docs – CanadáSheffield Doc Fest – Reino UnidoCPH:DOX – DinamarcaIDFA – Festival Internacional deDocumentário de Amsterdam – HolandaSan Francisco Green Film Festival – EUA

Trailer:
https://ecofalante.org.br/filme/push-ordem-de-despejo

 

Dia 17/8/2020: Resplendor

A Comissão Nacional da Verdade, instalada em 2011 para apurar crimes cometidos durante a ditadura militar, trouxe a público um capítulo ainda muito obscuro da nossa história: a existência de um centro de detenção indígena, na cidade de Resplendor (MG), chamado Reformatório Krenak. Instalado primeiramente dentro do território da etnia Krenak, e posteriormente transferido para Carmésia, aprisionou e torturou não apenas indígenas Krenak, mas diversas outras etnias como os Pataxó, impondo restrições às suas práticas ancestrais sob implacável vigilância dos militares. O documentário mostra como funcionou esse campo de concentração, e as consequências desse trauma coletivo para os povos indígenas afetados.

Principais Festivais e Prêmios
Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano – CubaMostra CineOP – Brasil

Trailer:
https://ecofalante.org.br/filme/resplendor

 

Dia 18/8/2020: Os Senhores da Água

Chamam-na de ‘ouro azul’. Em todo o mundo, a demanda por água está explodindo. Até 2050, pelo menos uma em cada quatro pessoas viverá em um país que sofre com a escassez de água – criando condições ideais para um novo mercado… Bancos e fundos de investimento estão correndo para investir bilhões de euros em qualquer coisa relacionada à água. Um verdadeiro monopólio está surgindo. A financeirização da água é uma batalha que ocorre em muitas frentes: ideológica, política, ambiental e, é claro, econômica.

Principais Festivais e Prêmios
IDFA – Festival Internacional deDocumentário de Amsterdam – HolandaEkotopfilm – EslováquiaSEFF – Seoul Eco Film Festival – Coréia do Sul

Trailer:
https://ecofalante.org.br/filme/os-senhores-da-agua

 

Dia 19/8/2020: Nova Iorque, Mais Uma Cidade

Jovem liderança e realizadora audiovisual, Patrícia Ferreira vem sendo reconhecida pelos documentários que realiza com o seu povo, os Guarani Mbya. Ao ser chamada para debater seus trabalhos em um dos maiores festivais de cinema etnográficos do mundo, o Margaret Mead Film Festival, realizado no Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque, Patrícia se depara com uma série de exposições, debates e atitudes que a fazem refletir sobre o mundo dos “juruá”, contrastando-o com os modos de existência guarani.

Trailer:
https://ecofalante.org.br/filme/nova-iorque-mais-uma-cidade

Tenha acesso a toda a programação em: https://ecofalante.org.br/

Sobre o autor

Délia Costa

Paulistana da gema, engenheira, amante do cinema.

Nos tempos de faculdade, fez parte do Cine Clube Frango Areia e Farofa carregando projetores, rolos de filmes e fazendo, sem muito sucesso, faixas e cartazes de divulgação (fez uma inusitada faixa de cabeça-para-baixo!).

De engenheira a professora, fundadora do MDGV - Movimento em Defesa da Granja Viana e criadora do Cine Libélula, cineclube da Granja Viana (2013 e 2014), um dos geradores desta coluna.
“Provocações" quer desafiar as pessoas a pensar, assistir filmes, ler livros, ir a peças de teatro, consertos, exposições.

"Provocações" é também uma homenagem ao querido Antônio Abujamra e seu programa na TV Cultura.

Deixe um comentário