Cultura e lazer Território

‘A Arte de Ler’ transforma geladeiras em pontos de troca de livros

mm
Escrito por Redação

Uma geladeira no meio da praça cheia de livros? Isso mesmo. O Projeto ‘A Arte de Ler’ está espalhando geladeiras personalizadas por grafites da cidade em verdadeiras estantes de livro. Nesta geladeira, ao invés de pudim, bolo ou outra guloseima, a população vai encontrar publicações e o mais legal, vai poder escolher um título e levar para a casa.

O projeto é da Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Juventude, e, de acordo com o titular da pasta, Fernando Jão, a ideia é que as pessoas deixem na geladeira livros que já leram e levem outro para a casa. “Este projeto é uma novidade que trouxemos para Cotia como forma de estimular a leitura, pois a pessoa pode pegar o livro que quiser”, disse Fernando Jão.

De acordo com o secretário, quem quiser desocupar espaços em sua estante, pode deixar seus livros em uma das geladeiras, sem necessariamente levar outro. “É uma excelente oportunidade para quem não sabe que destino dar àqueles como livros, gibis em bom estado e com as páginas completas”, destacou Fernando Jão.

Até o momento, as geladeiras já estão disponíveis nas Praças Joaquim Nunes, centro de Cotia e, dos Romeiros, centro de Caucaia. A expectativa é de que o Terminal Metropolitano de Cotia e o Shopping Granja Vianna recebam o projeto que será levado para diversos locais.

Segundo o prefeito Rogério Franco, a iniciativa democratiza o acesso aos livros. “Qualquer pessoa poderá acessá-los quando quiser. Uma forma simples de democratizar o acesso à leitura e um convite à população para cuidar do local e garantir a rotatividade de publicações nas geladeiras”, disse o prefeito.

Foto: Vagner Santos

Sobre o autor

mm

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário