Agenda

A Ecofeira Granja Viana está de volta ao Parque Teresa Maia

Escrito por Redação
A Ecofeira Granja Viana volta ao Parque Teresa Maia, todo domingo, das 7 às 12h, a partir de domingo, dia 20 de setembro

Nessa data, serão comemorados os 10 anos de vida da Ecofeira, com muita alegria e sorteio de kits com produtos da feira.

Voltam os orgânicos locais, quitutes, tortas, pães, geleias, biscoitos, kombucha, mel e derivados, artesanatos, cosméticos, massagens, plantas, flores, chás e muito mais!

Rigoroso protocolo de cuidados em função do Covid será seguido para que tudo corra bem. Logo na entrada haverá um totem de álcool gel, banner com todos os protocolos a serem seguidos , uma pessoa medindo a temperatura de todos com termômetro digital infravermelho.

As barracas estarão distantes uma das outras. Haverá marcações de chão para que as pessoas mantenham distanciamento. O uso de máscara será obrigatório. “Todas as barracas terão álcool gel e vamos ter muita gente vendendo máscaras”, conta Isabela Gomes de Menezes. “Está todo mundo feliz de voltar, mas todos muito conscientes das atitudes que a gente tem de ter pra que tenhamos uma feira segura”, diz.

“Neste dia também todos os clientes concorrerão a cinco cestas com produtos variados da feira, que serão sorteadas no último domingo do mês”, anuncia Isa.

Ecofeira Granja Viana!

Todo domingo! Todo mundo ama!

De volta ao Parque Teresa Maia a partir de domingo, dia 20 de setembro.

Das 7 às 12h

Rua Santarem, S/N

Parque São George, Cotia, SP.

Ecofeira 10 anos – A Festa é Nossa

Um projeto comunitário envolvendo entidades, escolas, prefeitura, comunidade, comerciantes, todos com o mesmo objetivo: fortalecer os agricultores locais de orgânicos, que estavam perdendo suas terras para a especulação imobiliária.

A causa foi uma só, mas as consequências foram muitas! Preservação do Cinturão Verde de Cotia, divulgação dos benefícios do cultivo de orgânicos para a terra e para saúde, criação de um ponto de encontro da comunidade na Granja Viana… Todas indo ao encontro da filosofia do Movimento Transition Towns Granja Viana (TGV).

O Transition Towns, nascido na Inglaterra, teve seu embrião na Granja Viana em 2009, trazido pela granjeira Isabela Menezes e, na época, abraçado por Silvia Rocha, Dani Terracini e Thereza Franco. O grupo era pequeno, mas totalmente imbuído pelo sonho de uma comunidade mais sustentável, com a proposta de transformar as cidades em ambientes auto-suficientes, menos dependentes de fatores externos e mais integradas à natureza.

Silvia Rocha, dentro do espírito que norteia o movimento, trouxe a questão dos agricultores locais, que o grupo acolheu e buscou parcerias; a ideia era simples e boa – escolas, prefeitura, imprensa, comerciantes aderiram. Crunch!!! Nascia assim a Ecofeira, em setembro de 2010, com o empenho e a realização do TGV, Site da Granja, Depto de Turismo de Cotia (Cristina Oka), Escola da Granja, Faculdade Mario Schenberg (Prof. Lúcia), ONG Selva e a Casa do Moinho.

E já nasceu brilhando!! Sua primeira edição aconteceu na Escola da Granja, com 700 pessoas presentes prestigiando os 32 expositores da região, promovendo sua produção de verduras e legumes, artesanatos, conservas, geleias, shimeji e shitaki, flores, mel, compotas, pães, granolas, origamis, chocolates, cerâmicas… Sem falar da música ao vivo, sorteios, atividades lúdicas e sustentáveis com as crianças. Foi um sucesso, graças à união de forças como a divulgação feita por toda a mídia local, estacionamento cedido pelos estabelecimentos próximos e patrocínio das atividades pelos comerciantes da região.

E nunca mais parou! Nestes 10 anos de existência passou por várias praças, Escola da Granja, Colégio Mario Schenberg e ainda edições especiais como as do Templo Zu Lai. Foi tão bem recebida que de mensal passou a semanal, todo domingo das 8h às 13h, e em local permanente, o Parque Teresa Maia. Em 2019 e até o início da pandemia também acontecia às quartas-feiras no Shopping Granja Viana.

Muita água já rolou embaixo da ponte – mudanças de local, horário, expositores, apoiadores, reavaliações, crises… Mesmo com a pandemia  permaneceu firme e forte atendendo seus clientes no sistema de entregas. Suas bases foram consolidadas em preceitos nobres trazidos pelo TGV, como o diálogo entre os expositores, troca de experiências, a preocupação com o outro, a importância do todo, e muito na diversão e prazer de participar, de estarmos todos juntos!

Fotos: Alberto Lefèvre

Realização: Transition Granja Viana –   https://transitiongranjaviana.com/

Fonte: Site da Granja

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário