Saúde

AACD está com vagas abertas para especializações em ortopedia e reabilitação

mm
Escrito por Redação
Serão oferecidos mais de 20 cursos liderados por profissionais da Instituição, que é referência em ortopedia e reabilitação física; as vagas são limitadas

A AACD está com vagas abertas para cursos de especialização de 2021. Buscando compartilhar o conhecimento adquirido nas últimas sete décadas de trabalho, que tornou a Instituição uma referência em ortopedia e reabilitação física no país, há opções para profissionais se atualizarem em temas diversos como Fisioterapia nas Disfunções Neurológicas, CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde), Integração Sensorial na Paralisia Cerebral, Reabilitação funcional pós AVC, Avaliação da Função Motora Grossa e Ventilação Mecânica Não Invasiva, entre outros.

“Com a pandemia da Covid-19 a maior parte dos cursos presenciais de 2020 tiveram que ser cancelados. Iniciamos este ano otimistas, com um calendário focado especialmente nos cursos no formato EAD (Ensino a Distância), agora com uma plataforma preparada para a realização dos encontros de forma online”, revela Alexandre Lara Moraes, coordenador da área de Educação da AACD.

Aperfeiçoamento

Um dos principais cursos de especialização da AACD é o Aperfeiçoamento em Fisioterapia nas Disfunções Neurológicas da Criança e do Adulto, que está com inscrições abertas para a turma de 2021, com início em fevereiro. Com carga horária de 400 horas, o curso será realizado em formato presencial, seguindo todos os protocolos de segurança do Ministério da Saúde, dividido em oito módulos que vão até dezembro de 2022, com encontros quinzenais. Seu objetivo é capacitar profissionais da área de fisioterapia no atendimento de crianças e adultos com disfunções neurológicas.

O diferencial do Aperfeiçoamento são as aulas teóricas e práticas que visam passar ao aluno o conhecimento sobre a dinâmica e o serviço de reabilitação oferecido pela Instituição desde sua criação. Os módulos são: Aspectos teóricos para a reabilitação, Fisioterapia infantil, Fisioterapia adulto, Modalidades terapêuticas não específicas, Fisioterapia aquática, Fisioterapia hospitalar, Atuação interdisciplinar e Atendimento de pacientes.

Em virtude da pandemia da Covid-19, a turma de 2021 não passará pelo estágio observacional. “Em contrapartida, estamos oferecendo um módulo diferenciado de atendimento de pacientes das diversas patologias atendidas na AACD, com a supervisão dos terapeutas da Instituição, com o objetivo de demonstrar o dia a dia do Centro de Reabilitação e fornecendo aos alunos uma rica discussão sobre a prática e objetivos dos tratamentos”, diz o coordenador.

Calendário

Outros cursos estão agendados para o primeiro semestre. Confira abaixo:

01, 08 e 15 de fevereiro
Brincar, Brincando. O brincar e a criança com deficiência física – EAD

27 e 28 de fevereiro
O uso da CIF na Terapia Ocupacional – EAD

26, 27 e 28 de março
XII Curso de Fisioterapia Aquática nas Afecções Neurológicas – EAD

03 e 04 de abril
A Aplicabilidade da Integração Sensorial na Paralisia Cerebral – EAD

17 e 18 de abril
Reabilitação funcional pós AVC: Abordagem da Terapia Ocupacional – EAD

15 de maio
Doenças Neuromusculares: Abordagem da Terapia Ocupacional – EAD

21, 22 e 23 de maio
GMFM (Avaliação da Função Motora Grossa) – EAD

04, 05 e 06 de junho
Atualizações em fisioterapia na Paralisia Cerebral – EAD

08, 09, 15, 16, 22 e 23 de junho
Curso CIF – A experiência da AACD – EAD

18,19 e 20 de junho
Terapia Ocupacional Nas Múltiplas Deficiências – EAD

26 de junho
Ventilação Mecânica Não Invasiva – EAD

Todas as informações sobre cursos oferecidos pela AACD podem ser obtidas pelo site www.aacd.org.br, e-mail educacao@aacd.org.br ou telefone: (11) 5576-0979. O endereço da AACD Ibirapuera é Av. Professor Ascendino Reis, 724, Vila Clementino.

Sobre a AACD

Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades ortopédicas – composta por um hospital ortopédico, oito unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Em 2019 realizou mais de 880 mil atendimentos especializados para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios, entregou 61 mil produtos ortopédicos e fez cerca de 7.500 cirurgias ortopédicas. Conta ainda com o Lar Escola SF, a área de Ensino e Pesquisa, que dissemina os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o País, e com a AACD Esporte, que contribui, por meio da prática esportiva, para a inclusão da pessoa com deficiência. Acesse: aacd.org.br

Sobre o autor

mm

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário