Colunistas Geni Albuquerque Jardinagem

Abelhas e Vespas, insetos sociais

Escrito por Geni Alburquerque

Pense um bairro ou uma cidade onde seus cidadãos estão sempre antenados com o desenvolvimento e a prosperidade de todos.

Imagine uma sociedade coesa em seus objetivos, onde cada integrante sabe exatamente qual a sua participação e os caminhos que serão percorridos para que o bem estar social de todos seja alcançado.

Parece utopia para quem vive na Granja Viana, Cotia e região, contudo é possível aprender com as Abelhas e Vespas sobre a importância da sociedade e temos exemplos variados por aqui.

Abelhas e Vespas ou Marimbondos são conhecidos como insetos sociais que trabalham pelo bem de todos, não só da colmeia, como pela existência da maioria das plantas que existem no planeta que habitamos.

Os agrotóxicos são a principal causa de mortalidade no meio rural, mas no meio urbano, o preconceito, o temor injustificável, faz com que Abelhas e Vespas se transformem em “pragas” a serem combatidas com inseticidas e remoções que movimentam um mercado voltado para o extermínio destes insetos admiráveis e generosos em produzir um dos alimentos mais ricos e completos como o mel, a geléia real, a cera, o própolis e o essencial, a polinização das flores.

Por aqui ainda temos Abelhas nativas sem ferrão que por serem pequenas e discretas sobrevivem em tocos ocos de árvores e palmeiras que um dia sofreram os efeitos de uma “Roçada” ou “Limpeza urbana”.

Terrenos considerados “abandonados” na realidade são pedaços do meio ambiente que sobrou de nossas interferências destrutivas e diretas.

Se você é vizinho de um deles, ao invés de reclamar porque não planta uma flor? Pode ser aquela que você ganhou e gostaria de ver florescer novamente, desta vez em liberdade, voltando a fazer parte de sua população original.

Com este generoso gesto você trará os predadores naturais garantindo o equilíbrio ambiental. Imagine chegar em casa e admirar o resultado de sua iniciativa nobre em recompor um ecossistema?

Consigo afirmar com segurança, que o mundo das Abelhas, Vespas ou Marimbondos é fascinante e enriquecedor no que se refere às politicas sociais e ecologicamente urbanísticas. Enquanto a região não for integralmente devastada será possível observar Abelhas e Vespas em fendas no madeiramento dos telhados e constatar o quanto o seu jardim é exuberantemente florido o ano inteiro, por conviver com estes insetos alados.

Um autêntico privilégio para poucos é poder observar uma colônia de Abelhas ou Vespas sendo construída próxima de sua casa, será como que um novo edifício ou bairro se instalando próximo a sua moradia, oferecendo a oportunidade para praticar a observação, a tolerância e o aprendizado sobre os seus novos vizinhos.

https://qualidadedevidaejardim.blogspot.com/2017/01/convivendo-com-biodiversidade.html

Usufrua da oportunidade de aprender sobre arquitetura sustentável, admirando a precisão dos detalhes naturalmente esculpidos com celulose, terra ou ambos em ninhos termicamente equilibrados.

Estes insetos são nômades, isto é, não permanecem por muito tempo no mesmo lugar, porque possuem predadores naturais eficientes e para sobreviverem se mudam para locais distantes do original.

Curiosidade sempre será o motor da evolução compartilhada de conhecimento.

O que Répteis e Vespas tem em comum?
Algumas espécies de Vespas se alimentam de fluidos corporais tal como existiram um dia nesta Lagartixa.

Você conhece o Gafanhoto que quando assustado mimetiza um Marimbondo?
Performance com direito a camuflagem natural!

 

 

 

 

Você sabia que Abelhas, Vespas ou Marimbondos não atacam as pessoas?

Posso garantir pela convivência que eu e minha família temos há cerca de trinta anos com o nosso telhado coberto com trepadeiras que fornecem néctar e pólen o ano inteiro, além de muitas flores.

https://qualidadedevidaejardim.blogspot.com/2012/07/trepadeiras.html

Fotos: Geni Albuquerque

Sobre o autor

Geni Alburquerque

Autodidata multidisciplinar. Sócia-proprietária da Taúna e consultora em paisagismo ambiental e jardinagem.

Blog: qualidadedevidaejardim.blogspot.com.br

Facebook:
• https://www.facebook.com/qualidadedevidaejardim
• https://www.facebook.com/Paisagismo-e-jardinagem-por-Geni-Albuquerque-393059724187938

Deixe um comentário