Saúde Território

Agora é lei! É obrigatório o uso de máscaras em Embu das Artes

Escrito por Redação

O prefeito Ney Santos sancionou na quarta-feira, dia 29/4, o projeto de lei que determina a utilização obrigatória de máscaras de proteção pessoal nas ruas, transporte público e comércios do município diante da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19).

A recomendação é de que as pessoas permaneçam em casa e em isolamento social mas, caso tenham a necessidade de sair, terão que utilizar a máscara, seja ela descartável ou de tecido, respeitando as recomendações do Ministério da Saúde com relação ao tempo de descarte e higienização correta da máscara.

Caberá ao poder executivo a fiscalização para que possa ser cumprida a lei, inclusive estabelecendo multas e sanções aos munícipes, comerciários ou gestores que descumprirem a presente lei, que visa evitar a disseminação do vírus com a circulação desprotegida dos munícipes.

Confira as dicas para utilização correta das máscaras:

Lisa, listrada, xadrez, de poá, florida, não importa. A máscara virou item obrigatório em tempo de pandemia e deve ser usada sempre que houver necessidade de sair de casa. Ao contrário da máscara de TNT, que é descartável, a máscara de tecido é reutilizável. Porém, para garantir a sua eficácia, é necessário adotar alguns cuidados para que você e sua família mantenham-se protegidos. Lembrando que o acessório é de uso pessoal e jamais poderá ser compartilhado, nem mesmo com mãe, marido, filho, esposa etc. Veja:

Qual o tecido ideal?
A máscara pode ser feita de algodão, tricoline, moletom ou qualquer outro tecido grosso. O importante é que ela tenha duas camadas de pano (dupla face).

Qual o tempo de uso?
No máximo duas horas ou assim que ficar úmida, pois o material perde sua capacidade de filtragem. Então, o ideal é levar a quantidade correta de máscaras para o número de horas em que você ficará fora de casa. É fundamental que elas estejam embaladas individualmente.

Como deve ser feita a higiene?
Lavar com água e sabão. É importante verificar, diariamente, a qualidade do tecido. Depois de lavada, passe a ferro.

O que deve ser feito assim que retirada?
Assim que for retirada, ela deverá ser colocada em um saco plástico. Nunca deverá ficar exposta em cima de mesa e dentro de bolsas.

Qual o tamanho ideal da máscara?
A máscara deve cobrir o nariz e se estender abaixo do queixo, ficando justa ao rosto.

Quais os cuidados devo tomar antes e depois de colocá-la?
É necessário lavar as mãos por 20 segundos ou utilizar álcool gel nos dois casos, além de evitar ficar tocando no tecido. A colocação e a retirada deverão ser feitas sempre pelo elástico ou laço atrás da cabeça, dependendo do modelo.

Sobre o autor

Redação

O Jornal d'aqui digital é uma prestadora de serviços que atua com comunicação na região da Granja Viana, Cotia (SP). Nasceu originalmente em 1979 como mídia impressa e assim atuou durante 35 anos. O formato atual surgiu a partir de um movimento de amigos/leitores inconformados com o encerramento de suas publicações.

Deixe um comentário